Pular para o conteúdo
BRASIL

Votar em Ciro é o passaporte de Bolsonaro para o 2° turno

Gibran Ramos, do Rio de Janeiro, RJ
José Cruz/Agência Brasil e Marcos Corrêa/PR

Em entrevista, Ciro Gomes contou que no debate da Band dessa eleição. Bolsonaro foi gentilmente fazer uma provocação a ele, dizendo: “E aí Ciro, vamos deixar o Lula voltar?”.

Toda a equipe que dirige a campanha pela reeleição do verme que preside o país, sabe que se alguns pontos de Ciro migrar para Lula a derrota no primeira turno vai acontecer.

A Globo e a fração burguesa que apostou na terceira via, já sabe que Tebet talvez não consiga alcançar nem os atuais 8% de Ciro. Mas também sabem que se houver segundo turno poderá ter melhores condições de negociar com as duas candidaturas… Não é difícil de imaginar que tudo isso tem consequências!

Faltam 20 dias para chegar em 02 de outubro, e todas as pesquisas de tradição no país apontam que Lula oscila com chances de derrotar Bolsonaro no 1° turno.

Ciro Gomes não decolou, e convenhamos, não há mais tempo ou fator político de grande relevância que permita uma virada espetacular. É a hora da verdade, numericamente votar em Ciro Gomes é dar uma passagem para Bolsonaro ir ao segundo turno.

Qualquer pessoa com o mínimo de noção histórica sabe o valor em escala global de demover a extrema direita do poder. O significado de derrotar eleitoralmente um ex-capitão do exército com a eleição de um ex-sindicalista num país de dimensões continentais interfere na luta política e ideológica mundial.

As milhões de brasileiras e brasileiros que apostam e acreditam em Ciro Gomes, sabem que Lula e Bolsonaro não são iguais.  Também sabem que Interromper o mandato da família bozo no poder central do país seria uma derrota amarga e merecida para a ameaça que representa as ambições neofascistas.

No atual estágio do enfrentamento eleitoral com a extrema direita, ganha relevância a elaboração tática. Ciro Gomes por mais que pense que é a melhor alternativa para presidente, não tem o direito de tirar a chance do povo brasileiro em derrotar Bolsonaro no 1° turno. Exatamente por isso, vai ter gente séria e honesta entre os ciristas que podem e vão optar pelo mais sensato no momento, ainda que o seu candidato escolha defender suas ideias no deserto, esperando Godot.

A maioria dos brasileiros que apoiam Lula, não necessariamente defendem o projeto petista. Mas tem a completa compreensão do que significa mais quatro anos de pesadelo Bolsonarista na economia, aos ataques a direitos democráticos e na correlação de forças da luta de classes.

Está nas mãos dos eleitores de Ciro mais conscientes a tarefa histórica de puxar a descarga no 1° turno, agora só faltam vocês!