Pular para o conteúdo
BRASIL

Deputada Bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) é acusada de fazer parte da “bancada do crime” ambiental

da redação
Twitter

O delegado e ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, fez graves denúncias contra senadores e deputados do Centrão que, segundo afirmou, seriam parte do que chama de “bancada do crime”. As denúncias foram feitas nesta terça-feira, 14, durante entrevista ao vivo ao programa Estúdio I do canal Globo News.

Para Saraiva, que já liderou a operação Handroanthus, na qual foram apreendidos 213 mil metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente na divisa entre PA e AM, os criminosos responsáveis pelo desmatamento da Amazônia “têm boa parte dos políticos da região Norte no bolso. Estou falando de governadores, senadores…  Eu tenho aqui uma coleção de ofícios de senadores, de diversos estados, da Amazônia, que mandaram pro meu chefe dizendo que eu estava ultrapassando os limites da lei, que eu estava cometendo abuso de autoridade. Teve senador junto com madeireiro me ameaçando”, afirmou.

Na mesma entrevista (confira o vídeo ao fim desta matéria), o delegado cita nominalmente alguns parlamentares da base do governo Bolsonaro, como a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP): “Olha o Centrão. Vejam de onde saíram boa parte dos parlamentares do centrão. São financiados por esses grupos. Certeza absoluta! Vou dizer nomes: Zequinha Marinho, que estava junto com o Ricardo Salles no dia da Handroanthus; Telmário Mota; Mecias de Jesus; Jorginho Melo, de Santa Catarina, mandou ofício; Carla Zambelli foi lá defender madeireiro, junto com Ricardo Salles. Ou seja, temos uma bancada do crime, de marginais, de bandidos.”

Logo depois da entrevista, a tag #ZambelliNaCadeia passou a ser uma das mais comentadas nas redes sociais, como o Twitter, no que foi respondido pela parlamentar: “Meu nome nos top trends por conta de um pré-candidato tentando aparecer midiaticamente às custas do cargo que usurpa e do ódio dos comunistas contra mim. Que arrume um bom advogado, vai precisar. Minhas rugas de preocupação”, afirmou mostrando uma foto da palma da sua mão.

Diante do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e de Bruno Pereira, a denúncia dá nome a uma política de destruição do meio ambiente e de impunidade para madeireiros e garimpeiros, setores defendidos pelo governo Bolsonaro, não apenas em discursos, mas passando a boiada e desmontando os mecanismos de fiscalização. Mais do que nunca, é necessário que se investigue os vínculos desses setores criminosos com parlamentares e com o próprio governo, ao mesmo tempo em que se descubra onde estão Dom e Bruno. 

Confira abaixo o trecho da entrevista com o delegado Alexandre Saraiva: