Pular para o conteúdo
BRASIL

Saiba como doar para atingidos pelas chuvas em Minas Gerais

da redação
Rua alagada. Em primeiro plano uma pessoa em um guarda chuva. Ao fundo, uma casa submersa.
Reprodução instagram

Alagamento em Raposos (MG)

Desde o início deste ano, fortes chuvas têm castigado o estado de Minas Gerais, deixando 341 municípios em situação de emergência. Ao todo, já são 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados por conta das chuvas intensas. Nesta sexta, o total de mortes alcançou a marca de 25 óbitos, e sem contar as 10 vidas perdidas na tragédia do deslizamento de um bloco de rocha em Capitólio – a Defesa Civil atualizará o boletim apenas quando as investigações forem concluídas.

Desde o início das chuvas, diversas campanhas e ações de solidariedade foram criadas, assim como ocorreu no Sul da Bahia, levando socorros, alimentos, água e produtos de higiene para as populações atingidas, ao mesmo tempo em que cobram das autoridades as medidas necessárias e a mudança no modelo de exploração baseado na mineração e na destruição do meio ambiente. O EOL divulga aqui três campanhas, entre várias que estão sendo realizadas, e as formas de doação.

No estado foi fornada uma articulação popular SoS. Minas, que unifica iniciativas de diversas entidades e movimentos, incluindo movimentos estudantis, sindicatos, partidos, organizações culturais, religiosas e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

1 – Nova Lima (MG) e cidades vizinhas

 A região foi uma das mais atingidas pelas chuvas, com o alagamento de várias partes e o rompimento no dique de contenção de uma barragem de rejeitos de minério da Usina de Pau Branco, da empresa francesa Vallourec, em Nova Lima. Militantes do PSOL Nova Lima e simpatizantes lançaram uma ação de solidariedade que tem mantido uma cozinha solidária em um dos locais mais atingidos. Em média, 150 refeições são produzidas diariamente, entregues nos bairros da cidade e em distritos como Honório Bicalho, junto de água, suco e mantimentos. A campanha está se expandindo para cidades vizinhas, como Raposos, e necessita de ajuda para chegar até o município de Rio Acima.

As doações podem ser enviadas por PIX, para o CPF 01481701614, em nome de Roberta Gonçalves Zanon, presidenta do PSOL de Nova Lima. A prestação de contas da campanha será feita pelo instagram dela @robertagzanon e de @cacau.pereira. 

 

2 – Ouro Preto. Mariana e cidades vizinhas

Outra ação solidária para a população atingida pelas chuvas está sendo feita na região de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Itabirito. Nesta quinta-feira, imagens de um deslizamento de parte de um morro em uma praça de Ouro Preto, destruindo casarões históricos, circulou nas redes sociais, em um exemplo da destruição da região.

A campanha está sendo organizada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (Assufop), a Associação dos Docentes da UFOP – Seção Sindical (Adufop), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Fundação Gorceix e prefeituras da região. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, material de limpeza, colchões, capas de chuva, roupas, fraldas descartáveis e absorventes feminino, entre outros insumos, e os produtos estão sendo recebidos nos seguintes locais:

Ouro Preto

Centro de Convenções da UFOP (perto da Praça da Estação) – das 8h às 18h
IFMG – Campus Ouro Preto – portaria principal – Rua Pandiá Calógeras, 898 – das 8h às 18h

Mariana

Casa de Cultura (ao lado da Igreja da Sé) – das 8h às 18h

João Monlevade

Campus Universitário (ICEA) – Rua 36, 115, Loanda – das 8h às 17h (procurar Jonathan)

Itabirito

Igreja da Boa Viagem (Praça Dom Silvério)

 

3 – Campanha UFMG Pela Vida, do DCE UFMG

O DCE da Universidade Federal de Minas Gerais está realizando ações de solidariedade, recolhendo doações pela campanha UFMG PELA VIDA, e em parceria com UEE, MAB e outros movimentos. Toda a arrecadação será destinada a campanha @sos.minasgerais, e transformada em donativos e suporte às famílias atingidas.

Para contribuir, faça sua doação em PIX, ou para a conta do PicPay:
PicPay: ufmgpelavida
Pix: [email protected]
Renato Defelippe de Azevedo

 

LEIA MAIS

SOS Sul da Bahia: conheça nove campanhas de solidariedade e faça sua doação