Pular para o conteúdo
MUNDO

Direto de Cuba: o dia seguinte pode não ser o mesmo

Luis Emilio Aybar* | Tradução: Pedro Ravasio

O mais grave dos acontecimentos recentes é que uma parte do povo, que não foi paga para se manifestar, nem pertence à expressões de oposição da articulação Ianque, assumiu os slogans imperialistas durante os protestos.

Para isso já vinham trabalhando há muito tempo, mas a questão não é apenas como o conseguiram, mas também, e talvez ainda mais importante, que fragilidades e fraturas permitiram que as vítimas do bloqueio se identificassem com os instrumentos ideológicos de quem o aplica. e aqueles que o aplicam, defendem-no.

Para chegar a este resultado, não basta que a política institucional cubana seja marcada por inadequações, negligências e erros em seus diversos níveis, fazendo com que sujeitos populares, como os que aqui tratamos, responsabilizem o governo por sua situação. Nem é suficiente que as campanhas contrarevolucionárias tenham desenvolvido técnicas de manipulação poderosas. Era preciso também que as forças revolucionárias e patrióticas não fossem capazes de liderar a luta contra esse descaso e insuficiência institucional.

O vazio que deixamos permitiu que o sentimento de oposição que se aninha no coração de muitos cubanos fosse canalizado por seus opressores internacionais

O vazio que deixamos permitiu que o sentimento de oposição que se aninha no coração de muitos cubanos fosse canalizado por seus opressores internacionais. Esse vazio, sedimentado por décadas, é profundamente contraditório ao nosso credo: não deveriam os revolucionários e comunistas ser os primeiros a combater a corrupção, a burocracia, a injustiça, o autoritarismo, de onde quer que viessem? Como então é possível que não o façamos, ou que, mesmo quando o fazemos, tudo se organize para que ninguém saiba? É claro que não me refiro a uma condenação discursiva, mas a ações efetivas que se oponham a esses fenômenos em sua manifestação particular e concreta nos diferentes níveis territoriais, setoriais, institucionais e sociais.
Estamos presos por uma série de princípios profundamente enraizados na cultura política cubana:

1. O Estado é a Revolução e, portanto, opor-se ao Estado é ser contra-revolucionário,
2. Desafiar pessoas, políticas e práticas do Estado, afeta a unidade,
3. A crítica deve ser feita no lugar certo, na hora certa e da maneira certa.
4. Ser revolucionário implica apoio incondicional aos líderes da Revolução,
5. Você tem que praticar a disciplina revolucionária – entendida como sempre esperando por orientação e se apegando a ela.

Acontece que a Revolução, sem dúvida, está presente no Estado cubano, mas não em todo. Como tal Estado, o nosso contém práticas, pessoas e políticas que contradizem o projeto de justiça social da Revolução.

Acontece que a Revolução, sem dúvida, está presente no Estado cubano, mas não em todo. Como tal Estado, o nosso contém práticas, pessoas e políticas que contradizem o projeto de justiça social da Revolução. Os processos que prejudicam o povo são os que mais afetam a unidade quando perduram, pois desmoralizam os coletivos, decepcionam as pessoas e reduzem suas próprias fileiras. O que fazer nesses cenários em que por muito tempo as coisas se dizem “no lugar certo, na hora certa e da maneira certa” e nada muda? Se não é possível questionar decisões erradas, tomadas ou apoiadas por líderes, como vamos retificá-las? Na espera de orientação, extingue-se a atitude de criar a partir da realidade concreta e perde-se o pensamento próprio, a resposta imediata aos problemas urgentes e a sensibilidade às necessidades das pessoas.

São vícios acumulados há décadas, nos quais os piores interesses se agacham. Eles criam um ambiente muito favorável para o exercício arbitrário, dogmático, discricionário e corrupto do poder.

Em conclusão, o que aconteceu no dia 11 de julho também se explica porque nós comunistas e revolucionários não lutamos com força e eficiência suficientes as práticas danosas do Estado, defendemos a unidade de uma forma que realmente a prejudica, nos contentamos em colocar as coisas da maneira certa. lugar certo mesmo que a solução não tenha chegado, acompanhamos sem crítica os líderes em vez de retificar o caminho e deixamo-nos ser disciplinados quando o que era necessário era pensar e agir com a própria cabeça.

De que outra forma entender as décadas de atenção inadequada à agricultura, fator de peso nas adversidades atuais? De que outra forma entender a falta de controle popular sobre a decisão de estabelecer lojas em Moeda Livremente Conversível, e a voracidade com que esta medida tem sido aplicada, onde há cidades inteiras onde quase não há mais lojas em Pesos Cubanos, isso é o moeda dos salários? O mesmo podemos questionar-nos sobre a falta de protagonismo da Central de Trabajadores de Cuba na concepção e implementação da Ordem Monetária, medida de alto risco num contexto de crise. Durante 2020, metade dos investimentos do país foram destinados à construção de hotéis, em condições de queda drástica do turismo internacional com previsão de reserva e de aguda escassez de insumos para a produção agrícola.

Todo o país vivia apagões de mais de cinco horas todos os dias, muitos deles à noite, no auge do verão, mas isso não merecia uma cobertura prioritária na imprensa nacional ou a atenção orientadora do presidente. Ele se manteve discreto, como sempre, para evitar a sensação de caos, por isso a nova crise diária pegou as famílias cubanas de surpresa. Os cortes de energia na cidade de San Antonio de los Baños, onde surgiram os protestos, foram acompanhados por danos ao abastecimento de água: os responsáveis ​​pelo planejamento dos apagões retiraram energia do circuito onde estão localizadas as estações elevatórias. Como permitimos que as políticas sociais e culturais se enfraquecessem drasticamente nos bairros que apareceram nos protestos da capital?

Ser passivo nos torna cúmplices desses problemas. Cúmplices e vítimas ao mesmo tempo, porque fazemos parte do povo. Ao contrário do que corresponde a um comunista, cuja razão de ser é lutar pelo bem-estar e pela justiça para todas as pessoas sem desistir do esforço.

Ser passivo nos torna cúmplices desses problemas. Cúmplices e vítimas ao mesmo tempo, porque fazemos parte do povo. Ao contrário do que corresponde a um comunista, cuja razão de ser é lutar pelo bem-estar e pela justiça para todas as pessoas sem desistir do esforço.

11 de julho tem que marcar um antes e um depois. Devemos começar a lutar com força popular a contra-revolução institucional, mais complexa e sutil por vários motivos. Quase ninguém mexe com ela porque ela não é adversária, ela se disfarça de fidelidade. Por outro lado, envolve pessoas e interesses velados que devem ser arrancados do Estado, mas também colegas que não são descartáveis ​​mesmo que errados. Dentro da mesma institucionalidade, a criatividade deve lutar com a inércia, o compromisso com a insensibilidade, a igualdade com o privilégio, a emancipação com a dominação e o triunfo, para que a órbita da Revolução seja cada vez maior nesta ilha.

Empregar os mecanismos de controle popular existentes, muito subutilizados, e desenvolver novos que dêem poder efetivo aos de baixo, para que possamos nos defender contra essas tendências: a capacidade de vetar decisões, revogar cargos, propostas de plebiscito, em diferentes níveis e especialmente na área administrativa; isto é, expandir as formas de democracia direta. Não temam os métodos de confronto ou agitação pública quando a falta de vontade ou obstáculo contra-revolucionário é evidente, depois de tantas tentativas, porque temos o direito e o dever de utilizá-los em um quadro estritamente patriótico e porque o silêncio causa mais danos gritar.

Eliminar o vício de fugir do conflito, que então explode na cara. A maneira fidelista de fazer as coisas não é evitar a contradição, mas assumi-la e conduzi-la.

Eliminar o vício de fugir do conflito, que então explode na cara. A maneira fidelista de fazer as coisas não é evitar a contradição, mas assumi-la e conduzi-la.

Como vamos permitir que os protestos instrumentalizados pela oposição Ianque, realizados “no lugar errado, na hora errada e da forma mais inadequada”, levem o governo a adotar duas medidas que poderiam ter demorado? atrás? como a importação não comercial ilimitada de alimentos e remédios, ou a possibilidade de migrantes internos se beneficiarem da carteira de suprimentos? O resultado pode nem sempre ser tão benéfico.

Não pressionar o governo da esquerda significa que a direita tomará a iniciativa, corroendo a correlação de forças a seu favor, ou seja, por mais mercado e propriedade privada, menos educação e saúde pública, e concessões de todos os tipos às regras do jogo imperialistas.

Comunistas e revolucionários têm mais motivos para apertar a corda, porque somos por toda a justiça, uma forma bonita e sutil de dizer que não vamos nos contentar com apenas uma parte dela. Temos mais razões, além disso, porque colocamos nossos corpos aos problemas deste país todos os dias, não apontamos de uma varanda ou de um sofá-prensa.

Temos mais motivos porque procuramos uma solução para todas as pessoas, ao contrário daqueles que dentro ou fora, com ou sem licença, falam em nome das pessoas para se abrirem. Os insatisfeitos e insatisfeitas também estão do lado de nós que saímos naquele domingo para defender a pátria. Esta Revolução se completará quando as centenas de milhares que estiveram em atos de reafirmação em todo o país, munidas da justiça alcançadas, digamos, basta!

*Publicado originalmente em espanhol em MediumLuis Emilio Aybar | Tradução: Pedro Ravasio

Marcado como:
Cuba