Pular para o conteúdo
BRASIL

#29M no Ceará: Ir às ruas cuidando da vida

Nericilda Rocha, de Fortaleza, CE

A CPI da COVID está comprovando que o vírus encontrou um grande aliado no Brasil. De costas para o povo e abraçado com o SARS-CoV-2, o vírus causador da COVID-19, o governo brasileiro apostou e segue apostando, na morte de uma parcela da população.

As asquerosas frases de Bolsonaro diante dos tristes recordes de número de mortos, como “é só uma gripezinha”, “e daí”, “sou Messias mas não faço milagres”, “país de maricas”, etc., escondem uma decisão consciente do governo de não comprar vacinas. Incentivar a contaminação e deixar morrer sem vacina, eis a fórmula do governo de extrema-direita para enfrentar a pandemia.

Independentemente das milícias digitais comandadas pela família Bolsonaro, que tentam distorcer os fatos demonstrados na CPI, o povo está tirando suas conclusões. Esse é o fundamento da disposição de ir às ruas dia 29 de maio. Isso é o que explica a explosão de atos de rua nas capitais e nos rincões desse país pelo Fora Bolsonaro.

No Ceará, há grupos de estudantes se reunindo e marcando atos no sábado 29, de forma espontânea. Movidos pela força da esperança de que basta de tanta desumanidade por parte do governo. É o caso do município de Quixeramobim, onde um bravo grupo de estudantes marcaram ato de rua pelo Fora Bolsonaro. Mas os exemplos se espalham! No estado ocorrerão atos em vários municípios.

Na Capital, Fortaleza, ocorrerão duas atividades: o ato de rua às 15:30 na Praça da Gentilândia, no Benfica, e a carreata na Arena Castelão. O ato de rua na Gentilândia é convocado pela Frente Povo Sem Medo, a UNE, UBES, MTST, todos os coletivos de juventude, ANDES, o Fórum por direitos e liberdades democráticas, MNU, Coalizão negra por direitos, coletivos feministas, PSOL, PCB e vários sindicatos. Os dois atos somam na luta pela vacina, auxílio emergencial e pelo Fora Bolsonaro. 

No Ceará, assim como em todo o país, temos sido os defensores do direito ao isolamento social e uso de máscara. Assim como temos exigido ao governo federal que garanta o auxílio emergencial de R$ 600 reais para a ampla maioria da população na informalidade. Mas ninguém aguenta mais! É escândalo de corrupção estourando, um atrás do outro neste governo, o tratoraço, o esquema de desmatamento e venda ilegal de madeiras dentro do primeiro escalão do governo, a insistência em seguir aprovando a agenda de privatizações e retirada de direitos enquanto o povo morre nas UTI´s, a vacina que não chega, e, com toda essa desgraça, o presidente segue os desfiles com seus apoiadores aos domingos.

Essa situação gerou uma indignação da população disposta a ir às ruas. Indignação do povo que sairá de suas casas em defesa da vida. Os movimentos sociais têm feito até aqui de luta pelo isolamento e atos apenas simbólicos para não aglomerar. Contudo, os atos do dia 29 com a população nas ruas se faz necessário, com o cumprimento das normas sanitárias, contrastando com os atos de Bolsonaro e seus apoiadores que ignoram até mesmo o uso de máscaras.

É condição para participar dos atos estar protegido com máscaras PFF2. No ato de rua de Fortaleza teremos uma comissão de biossegurança para distribuir máscaras PFF2 e álcool para os que não tiverem. Os infectologistas já indicaram que estas máscaras reduzem a possibilidade de contágio. 

Há receio, há medo, há insegurança, mas há também vontade e esperança de que com pressão popular, possamos mudar o rumo do país, e tirar de seu posto o maior responsável pela ausência das vacinas. Entre o vírus e o presidente, uma parcela significativa da população cearense, dia 29, tomará as devidas precauções sanitárias e caminhará pelo fim do presidente que só oferece fome e morte à população. Que nossos cuidados e medos se mantenham contra o vírus e nossas ações dia 29 sejam sementes de uma virada neste país. Queremos direito ao futuro, mas precisamos estar vivos, e para isso, necessitamos lutar pelo Fora Bolsonaro.

Atos do 29M no Ceará:

Fortaleza – Carreata Arena Castelão | 15h
Fortaleza – Praça da Gentilândia | 15h30
Juazeiro do Norte – Praça da Prefeitura | 8h

Veja também: Anna Karina convoca população cearense às ruas no 29M