Pular para o conteúdo
BRASIL

Contra a privatização dos Correios: abaixo o PL 591/21

da redação
Divulgação/Correios

Bolsonaro movimenta sua tropa de choque para avançar com a agenda privatista e tem como prioridade atacar os Correios. Nesta terça-feira, 20, foi incluído na pauta de votação da Câmara dos Deputados um requerimento de urgência do deputado Hugo Motta (Republicanos/PB) para apreciação do PL 591/2021 que trata da privatização dos Correios.

O Projeto de Lei autoriza que os serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje em regime de monopólio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública. Pela proposta, a União manterá para si uma parte dos serviços, chamada na proposta de “serviço postal universal”, que inclui encomendas simples, cartas e telegramas. O motivo, segundo o governo, é que a Constituição obriga a União a ter serviço postal e correio aéreo nacional. Uma vez aprovado o requerimento de urgência, a proposta pode ir direto ao plenário.

Ano passado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) dos Correios em 2020 somou R$ 988 milhões, alta de 46% sobre 2019.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) repudiou, em nota, a atitude do governo. Segundo a FENTECT, Isso significa que a base do governo quer acelerar a votação desse projeto nefasto para entregar o patrimônio público e o serviço postal brasileiro nas mãos do capital privado.Mas a sua mobilização nesse processo é vital! Denuncie! Lute pelos seus direitos! Pressione o parlamentar do seu estado! Mande e-mail, ligue! DIGA NÃO À VENDA DOS CORREIOS! Clique aqui e veja tabela com os dados de e-mail e telefone de todos os 513 parlamentares.

Hoje, a partir de 15h, tem tuitaço contra a venda dos Correios! Junte-se a essa luta e da defesa de um Correios público e de qualidade! Vamos sacudir as redes sociais com as #tag em defesa dos Correios. #nãoàvendadoscorreios #DigaNãoàPrivatização #CorreiosPúblicoÉparaTodos #nãoaopl591