Pular para o conteúdo
MUNDO

Orlando Gutiérrez, PRESENTE!

Joallan Rocha, de Salvador, BA

Informamos com pesar o falecimento do Secretário Executivo da Federação Sindical dos Trabalhadores Mineiros da Bolivia (FSTMB), Orlando Gutiérrez Luna. Orlando estava internado desde 22 de outubro de 2020 com graves lesões na cabeça sofridas durante um atentado promovido por grupos de extrema direita na cidade de La Paz, e o tempo em que ficou hospitalizado foram proibidas as visitas.

O dirigente sindical, com apenas 35 anos, tornou-se rapidamente a principal liderança da histórica Federação de Mineiros. Sua trajetória como trabalhador mineiro teve início há 15 anos, quando começou a trabalhar no distrito mineiro de Colquiri, localizado no departamento de La Paz. Em dezembro de 2010, assumiu a diretoria de esportes do sindicato dos mineiros de Colquiri. Em 2012, foi eleito para o cargo de diretor de Conflitos do sindicato, sendo reeleito em dezembro de 2013. Em dezembro de 2014, disputou novamente a eleição para o sindicato, tornando-se o principal dirigente da entidade (secretário geral). No congresso da FSTMB, realizado em 2015, foi eleito Secretário Executivo da mais importante organização dos trabalhadores mineiros da Bolívia. Entre os anos 2011 e 2012, Orlando Gutierrez esteve na linha de frente das mobilizações pela nacionalização da mina Colquiri, privatizada durante o governo neoliberal de Gonzalo Sanches de Lozada.

Orlando foi um dos principais dirigentes a lutar contra o golpe de estado que derrubou o governo Evo Morales, e depois se transformou em um militante ativo da resistencia contra o governo ilegítimo de Jeanine Áñez. No final de agosto, Orlando concedeu uma entrevista para o site Esquerda Online, onde manifestou seu apoio à candidatura de Luis Arce do Movimento ao Socialismo, “para mim, como instituição e como pessoa, nosso binômio Lucho/Davi vai ser sempre, o único que representa o povo. As demais chapas representam a discriminação, o separatismo, o capitalismo e o fascismo. Isso representa as demais candidaturas. Venha de onde venha. O único que eles fizeram foi beneficiar seus próprios bolsos. Beneficiaram somente ricos, para que sejam mais ricos, e, os pobres, mais pobres. Por isso que nós defendemos o único binômio que é do povo, Lucho/Davi e vamos fortalecer. Estou convencido e estou compreendendo a leitura das ruas que vamos ganhar a eleição no primeiro turno”. Orlando Gutierrez era cotado para assumir um importante cargo no futuro governo de Luis Arce, e foi cotado para integrar uma chapa alternativa a Arce, indicada pela base, no qual seria o Vice.

Em uma das suas últimas entrevistas, Orlando Gutierrez expressou seu compromisso com a luta dos trabalhadores bolivianos, “soy un militante de la clase obrera porque soy un minero orgulloso de mis raíces y voy a seguir peleando por los derechos e intereses de mi clase, esos son mis principios político-ideológicos”.

Nos somamos aos pedidos de investigação e punição aos responsáveis e expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e companheiros de luta por esta inestimável perda para a classe operária boliviana e latino-americana.

Exigimos a apuração e punição dos culpados deste crime contra aqueles que lutam. Orlando Gutiérrez agora se insere na extensa lista daqueles que no mundo todo sacrificaram suas vidas para que a luta da classe trabalhadora triunfe.

 

Leia mais

Entrevista de Orlando Gutiérrez ao Esquerda Online, publicada no dia 28 de agosto