Pular para o conteúdo
BRASIL

Vem aí a Live Solidária Pegada Preta com o grupo Bicho Solto

Da redação, de Porto Alegre, RS

No próximo sábado, dia 4/7, vai rolar a live solidária “Pegada Preta” com o grupo de samba “Bicho Solto”. O objetivo do evento é dar continuidade ao movimento cultural Pegada Preta, fortalecer as ações de solidariedade do movimento Nós por Nós e discutir política, cultura e saúde da população negra.  

O Pegada Preta é um movimento político cultural que ocorre há anos na cidade de Porto Alegre, especialmente no bairro Rubem Berta. Voltado às questões do povo preto, das comunidades periféricas e principalmente da cultura, o Pegada Preta agora vai acontecer virtualmente em razão da pandemia e as necessárias medidas de distanciamento social. 

Por sua vez, o Nós por Nós é um movimento de solidariedade que desde o início da pandemia vem organizando uma campanha de arrecadação de recursos e distribuição de kits de alimentos e materiais de higiene para a população da capital gaúcha desamparada pelo Estado. O projeto já arrecadou cerca de 30 mil reais e distribuiu 500 kits com cestas básicas, material de higiene e máscaras em 8 comunidades de Porto Alegre. A ação social também já forneceu 800 refeições através do projeto Marmita Solidária e foi um dos projetos escolhidos pelo POA150 Fotos para receber recursos desta campanha de arrecadação.

Estrela do evento, o grupo Bicho Solto protagonizará uma roda de samba, resgatando a tradição do samba gaúcho e produzindo conteúdo cultural de qualidade e acessível para a população. 

O evento conta ainda com a elevada produção da TV Nação Preta, e o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do RS (SINDPPD/RS), que gentilmente cedeu o espaço, e de diversos ativistas e movimentos sociais que ajudaram de várias formas. É afinal um evento construído com muitas mãos, na coletividade que deve ser. 

Além do samba de qualidade do Grupo Bicho Solto, o evento contará com a participação de muitas lideranças e estudiosos negros da universidade e dos movimentos sociais e culturais. Para falar de cultura negra em tempos de pandemia, o evento terá a participação de Iara Deodoro do Afrosul Odomodê e Lilian Rocha do Sopapo Poético. Para animar o tema “mulheres negras na cena” teremos a emergente rapper Cristal e a atriz Vera Lopes. Caberá às duas jovens lideranças Winnie Bueno e Rafa Rafuagi abordar a revolta negra no mundo. Já para pensar a Covid-19 e a saúde da população negra, o Pegada Preta trará a participação da psicóloga Mara Gomes e a sanitarista Daiana Santos. E para fechar o quadro de convidados, Reginete Bispo, suplente do senador Paulo Paim (PT), e Márcio Chagas, ex árbitro de futebol e pré candidato a vice-prefeito pelo PSOL em Porto Alegre, falarão sobre a participação do negro na política. 

Nessa edição do Pegada Preta, vai rolar link para arrecadação financeira e fortalecimento da campanha de solidariedade. Participe, contribua, ajude a divulgar, vai ser lindo. Será um momento cultural especial de Porto Alegre (RS). 

Serviço:

Data: 4/7, a partir das 15h. 

Local: Canal do Youtube da Tv Nação Preta

Maiores informações: Matheus Gomes do Pegada Preta, (51) 99317-9807, e Gabriela da Tv Nação Preta (51) 99272-4484.