Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota do SINSPREV/SP sobre o falecimento de Fátima Fernandes

SINSPREV São Paulo

Falece a militante Fátima Fernandes

O movimento sindical perdeu hoje, 21 de junho de 2020, uma lutadora incansável da classe trabalhadora. Fátima da Silva Fernandes, professora em Ribeirão Preto, destacou-se como liderança do movimento estadual de professores, tendo sido algumas vezes diretora da Apeoesp.

Fátima Fernandes optou por dedicar sua vida a luta social pela transformação da sociedade brasileira. Essa luta se confundiu com seu trabalho como professora da rede pública, como mãe, como mulher, como construtora de organizações políticas revolucionárias.

Seguindo essa opção, atuou junto com o Sinsprev/SP nas regiões de Barretos e Ribeirão Preto, apoiando a luta da categoria.

Na década de 80, em Ribeirão Preto, ajudou a construir a Convergência Socialista na luta contra a ditadura e pela redemocratização. Nas décadas de 90 e na primeira década desse século foi a principal impulsionadora do PSTU na cidade. Mais recentemente foi fundamental para a construção da Resistência, organização política de combate atuante em todo o Brasil nos movimentos de juventude, de mulheres, negros, Lgbtq+, sindical e popular que tem sua expressão partidária no PSOL. Os nomes das organizações mudam, mas a coerência e o fio de continuidade histórico de sua luta permaneceram.

Nesses dias de pandemia, estava inquieta, pois sua idade e as enfermidades contra as quais lutavam a impediam de estar na linha de frente das ações de solidariedade e de protesto contra o governo genocida de Bolsonaro. Mas, mesmo assim, organizava reuniões online com a militância, ajudava com suas observações e conselhos. Estava muito preocupada com a forma como o estado brasileiro tratava os idosos nessas horas difíceis e, por isso, construía uma reflexão a esse respeito.

Fátima da Silva Fernandes: Presente

Nota publicada no Facebook do sindicato