Pular para o conteúdo
BRASIL

Opinião: É hora de entrar em campo

É preciso ocupar as ruas pra derrotar Bolsonaro 

Marco Dantas, do Rio de Janeiro, RJ
Portinari

Detalhe da tela “O operário” (1947)

Sabemos e cumprimos as orientações da OMS e demais autoridades de saúde pública no que tange a quarentena e distanciamento social em função da pandemia do coronavírus, porém diante da violência de grupos bolsonaristas e dos arroubos autoritários e antidemocráticos recorrentes do presidente da morte, inclusive incitando  a um fechamento do regime com a intenção real de dar um golpe militar, é preciso pautarmos a volta dos atos e passeatas de rua com distanciamento apropriado e uso de máscaras. É decisivo, inclusive, a necessidade de avançarmos na conformação de uma unidade de ação com todos aqueles que querem por fim a este governo neofascista.

Desde o início da quarentena ocorrem atos a favor do governo exigindo o fechamento do Congresso, a volta da Ditadura e o fim da quarentena. Houve também episódios de violência contra ativistas e jornalistas. Em todos os atos houve complacência da polícia em favor dos bolsonarostas, incluindo o “acampamento dos 300” uma suposta milícia paramilitar que afronta as autoridades ser incomodada.

Semanas atrás começaram a acontecer atos contra o governo e em resposta a esses absurdos – Enfermeiros fizeram um magnífico ato em Brasília. No RJ, profissionais da saúde denunciaram o descaso dos governos e enfrentaram a truculência da PM que prendeu dois ativistas.

Os governos estaduais e municipais trabalham com a possibilidade de relaxamento da quarentena em junho, plena curva ascendente da doença.

É preciso denunciar essa proposta absurda de Wilson Witzel e Marcelo Crivella nas redes e nas ruas e também manifestar apoio aos profissionais da saúde que seguem na linha de frente no combate à pandemia.

Neste domingo, integrantes de torcidas organizadas de futebol e ativistas botaram os bolsonarista pra correr na Av. Paulista e em Copacabana. Estamos virando esse jogo. Para isso acontecer, é preciso que a esquerda organize o time e que grande parte dos 70% que não apoiam o governo entrem em campo. Assim teremos mais chances de vencer!

Portanto, será necessário fazermos esse debate no interior das organizações políticas, sindicatos, movimentos sociais, entidades estudantis, demais movimentos e população.

É hora de ocuparmos novamente às ruas pra defender a democracia e exigir a imediata saída de Bolsonaro e Mourão!

* Esse artigo representa as posições do autor e não necessariamente a opinião do Portal Esquerda Online. Somos uma publicação aberta ao debate e polêmicas da esquerda socialista

Marcado como:
Fora Bolsonaro