Pular para o conteúdo
BRASIL

Nenhum passo atrás: Torcidas antifascistas ocupam Avenida Paulista

Protesto sofreu forte repressão da Polícia Militar

da redação
Reprodução / UOL

Em um contexto de avanço da extrema direita, com carreatas da morte e atos antidemocráticos pedindo intervenção militar e ameaçando o STF (Supremo Tribunal Federal), as torcidas organizadas antifascistas do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, realizaram ato na Avenida Paulista nesse domingo (31/05) contra o avanço do fascismo e a política que “exalta a tortura e a ditadura. “

A avenida Paulista vinha sendo ocupada nos últimos domingos por grupos pró-Bolsonaro. No início de maio uma intervenção com algumas dezenas de torcedores do Corinthians impediu a realização de um desses atos. Na ocasião os corintianos carregavam uma faixa “Somos Democracia” e impediram que o ato da extrema direita se concretizasse no local. 

Ao meio-dia desse domingo (31/05), embaixo do vão do Masp,  já se ouvia o coro de centenas de vozes, que juntas ecoavam: “democracia” – “ô, ô, ô, ditadura acabou” -“Dr. Eu não me engano, o Bolsonaro é miliciano” – “Eu não sou otário, foda-se o sistema e a família Bolsonaro”.

A manifestação antifascista chegou a reunir alguns milhares de manifestantes, somando um número muito superior ao ato pró-Bolsonaro. Em nota os organizadores ressaltaram a grande vitória da manifestação:

“A proposta era demonstrar pacificamente que a manifestação dos bolsonaristas e de outras forças fascistas eram minoritárias nas ruas. A maioria do Brasil quer DEMOCRACIA e a defesa dos VALORES CONSTITUCIONAIS.

E TIVEMOS ENORME ÊXITO! A frente democrática venceu hoje.

Agradecemos a todas e todos que escreveram preocupados e se colocaram em auxílio do Ato democrático.

Com certeza o próximo vai ser maior e, aqui, o fascismo não reinará.”

A manifestação seguia pacífica até a intervenção da Polícia Militar, que começou a disparar balas de efeito moral contra o ato antifascista. Segundo Danilo Pássaro, integrante da Gaviões da Fiel, a confusão começo no final do ato: “ A polícia passou escoltando um grupo com camisetas de organizações neonazistas e outro com fardas militares, dando simbolismo de intervenção militar. Passaram bem no meio da nossa manifestação quando estávamos indo embora. Isso iniciou o tumulto, e a polícia começou a atirar bombas e balas de borracha”, afirmou.

Também ocorreram manifestações de torcedores antifascistas em outros locais do país neste domingo, como no Rio de Janeiro, na parte da manhã, e em Curitiba. No Rio de Janeiro, no final da tarde, ocorreu um ato contra o genocídio negro, na sede do Palácio Guanabara.

 


Leia a nota de chamado ao ato desse domingo:

“SOMOS DEMOCRACIA

Acredito que todos estejam percebendo que uma onda meio estranha está passando pelo país e ela está tentando dominar as ruas também. Uma onda de autoritarismo, que exalta a tortura e a ditadura, expressa violência com profissionais da saúde e jornalistas, e que quer levar a nossa democracia.

Martin Luther King, disse: “o que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.

Atentos com os cuidados e recomendações das autoridades de saúde, os bons precisam se manifestar também, e por isso, Domingo (31) estaremos às 12h no MASP para fazer a nossa manifestação em defesa da democracia e da vida.

OBRIGATÓRIO USO DE MÁSCARA!”

Marcado como:
Antifascismo / torcidas