Pular para o conteúdo
Colunas

Brasil faz menos testes que vários países muito mais pobres

Ministério da Saúde do Peru / Fotos Públicas

Teste feito no Peru

Travesti Socialista

Travesti socialista que adora debates polêmicos, programação e encher o saco de quem discorda (sem gulags nem paredões pelo amor de Inanna). Faz debates sobre feminismo, diversidade de gênero, cultura e outros assuntos. Confira o canal no Youtube.

Segundo dados divulgados pelo G1 [1], até 13 de maio, o Brasil realizou 292.531 testes de COVID-19. Isso significa que, neste país, foram realizados cerca de 1,37 teste para cada mil habitantes, ou 1,54 teste para cada caso confirmado da doença. Comparando estes dados com de outros países, disponibilizados pelo Our World In Data [2], há vários países muito mais pobres que o Brasil e que, apesar disso, estão fazendo muito mais testes para cada mil habitantes (ver Gráfico 1) e também para cada caso confirmado (ver gráficos 2 e 3).

Gráfico 1: Número de testes por mil habitantes no Brasil e em países selecionados, todos com PIB per capita menor que $4 mil. O PIB per capita do Brasil é de quase $9 mil. Dados do Our World In Data [2] e do World Bank Data [3].

Gráfico 2: Número de testes por caso confirmado no Brasil e nos países selecionados. Dados do Our World In Data [2] e do CSSE da Johns Hopkins University [4].

 

Gráfico 3: Dados do Gráfico 2, retirando os países Vietnã, Uganda e Ruanda, para melhor visualização. Dados do Our World In Data [2] e do CSSE da Johns Hopkins University [4].

 

Gráfico 4: PIB per capita do Brasil e países selecionados. Dados do World Bank Data [5].

Na comparação com países da América Latina, em relação ao número testes por mil habitantes, o Brasil se sai melhor que a Bolívia e o México, mas se sai pior que outros dez países. Apenas o Peru, por exemplo, quase 17 testes para cada mil habitantes, ou 552.195 testes no total, quase 90% a mais que o Brasil.

Gráfico 5: Número de testes por mil habitantes no Brasil e em países selecionados da América Latina. Dados do Our World In Data [2] e do World Bank Data [3].

 

Gráfico 6: Número de testes por caso confirmado em países da América Latina. Dados do Our World In Data [2] e do CSSE da Johns Hopkins University [4].

 

Gráfico 7: PIB per capita em países da América Latina. Dados do World Bank Data [5].

Do total de 76 países cujo número de testes é divulgado pelo Our World In Data, apenas 9 deles fazem menos testes por mil habitantes que o Brasil. Já em relação ao número de testes por caso confirmado, todos os outros 75 países estão à frente do Brasil.

 

O combate à COVID-19 só é possível sem Bolsonaro

“Eu sou Messias, mas não faço milagre”, disse Jair Bolsonaro no final de abril. Engraçado que nenhum dos outros 75 países com dados de testes disponibilizados pelo Our World In Data estão fazendo milagre, mas, ainda assim, estão fazendo muito mais do que Bolsonaro.

Se tivesse alguma decência ou desse valor à vida humana, Bolsonaro renunciaria e deixaria assumir alguém que tenha conhecimento e vontade para combater a pandemia. O problema é que a palavra ‘decência’ não existe no dicionário do atual presidente e a vida humana, ao que tudo indica, também é algo que ele desdenha.

O isolamento social, por mais que seja importante, é insuficiente. Para um combate efetivo à COVID, é necessário que o governo faça testes em massa, com isolamento de pessoas confirmadas. Enquanto o governo não faz o que é necessário, cada morte não é uma causalidade, mas um crime. Só com uma política de testes em massa com isolamento de confirmados é possível conter o crescimento do número de casos e evitar a morte de milhões de pessoas no Brasil.

As ações necessárias ao combate à COVID-19 só são possíveis após Bolsonaro ser derrubado da presidência, junto com Paulo Guedes, Rodrigo Maia e todos os que foram a favor da redução de gastos sociais do governo federal.

 

 

Notas

 

[1] https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/13/casos-de-coronavirus-e-numero-de-mortes-no-brasil-em-13-de-maio.ghtml 

[2] https://ourworldindata.org/coronavirus-testing 

[3] https://data.worldbank.org/indicator/sp.pop.totl 

[4] https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19 

[5] https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.CD