Pular para o conteúdo
BRASIL

Quem matou o Lucas?

Eber Almeida, de Santo André, SP

De acordo com resultado divulgado por exame de DNA da Polícia Científica, após controvérsias no reconhecimento, o corpo encontrado no Parque do Pedroso, em Santo André, é de Lucas Martins dos Santos, de apenas 14 anos. Lucas desapareceu na madrugada do dia 13 de novembro, na periferia de Santo André, Favela do Amor. A mãe afirma ter visto uma viatura da Polícia Militar do Estado de São Paulo após ouvir a voz do garoto.

A mãe de Lucas, Maria Marques, foi presa no dia 19 de novembro, quando foi prestar depoimento sobre o desaparecimento de seu filho no Setor de Homicídios e proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. A alegação de sua prisão foi uma condenação de 2013 por tráfico de drogas. Na ocasião, Maria foi absolvida em primeira instância e condenada na segunda, porém viveu normalmente no mesmo local durante anos.

Familiares relataram ameaças e moradores da Favela do Amor em parceria com ativistas da luta contra o genocídio da juventude negra realizaram atos para exigir respostas sobre o paradeiro de Lucas. A hashtag #CadeOLucas esteve presente nas redes sociais e foi compartilha constantemente.

O 41º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo é o que mais mata, segundo ouvidoria da polícia. Dois policiais estão afastados das ruas sem prejuízos dos vencimentos.

Marcado como:
genocídio negro