Pular para o conteúdo
BRASIL

Ciclo de Debates sobre Fascismo terá novos encontros abertos à participação em novembro, no Rio

Da Redação
Reprodução

No dia 6 de novembro, ocorrerá, no Rio de Janeiro, o segundo encontro do “Ciclo de Debates sobre Fascismo: bases sócio-históricas e aspectos contemporâneos”, promovido pelo Esquerda Online e a Resistência, corrente do PSOL. O encontro terá como tema as contribuições de Antonio Gramsci sobre o fenômeno do fascismo e será apresentado pela Professora da Escola de Serviço Social da UFRJ,  Gláucia Lelis Alves.

Intelectual, organizador e militante, Gramsci foi fundador, secretário-geral e deputado pelo Partido Comunista Italiano. Preso durante o regime fascista de Mussolini, escreveu a maior parte das suas contribuições no cárcere e se tornou uma das maiores referências intelectuais marxistas na esquerda mundial. A sua importância é tamanha que os ataques e distorções de sua obra se tornaram parte central da ofensiva da extrema-direita e sua chamada “guerra cultural”.

Em tempos de ofensiva da extrema-direita e do neofascismo no Brasil, o Ciclo de Debates pretende contribuir na formação de ativistas dos mais diversos movimentos, estudantes e demais interessados. Ele será instrumento para uma compreensão mais aprofundada – pautada na reflexão crítica e teórica – dos processos constitutivos e principais características do fascismo clássico, suas expressões contemporâneas e as experiências e lições dos enfrentamentos da esquerda e da classe trabalhadora às forças fascistas ao longo da história com o objetivo de melhor responder aos desafios dos dias de hoje.

A iniciativa envolve a participação de professores, pesquisadores e militantes de movimentos sociais e políticos que estudam essa temática e terá a emissão de certificados.

Ciclo de Debates sobre o Fascismo

22/10 – Abertura do ciclo de debates: As bases sócio históricas do fascismo clássico e suas expressões – Professor Demian Melo – UFF Angra – 18h no Auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ

06/11O debate sobre o fascismo na produção de Gramsci. Com Gláucia Lelis Alves – Professora da Escola de Serviço Social da UFRJ (local a confirmar)

19/11 – Mulheres e a luta contra o fascismo: a contribuição de Clara Zetkin – Com Manoela Pedroza – Professora do Instituto de História da UFF (local a confirmar)

30/11 – O debate sobre o fascismo em Trótsky. Com João Paulo de Oliveira – Doutor em História Social pela UFF. (local a confirmar)

30/11 – O debate sobre o fascismo em Mandel. Com Elaine Behring – Professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ (local a confirmar)

04/12 – O fascismo e neofascismo e suas expressões na realidade brasileira atual. Com Rejane Hoeveler – Doutoranda em História PPGH-UFF (local a confirmar)

Marcado como:
fascismo / Resistência