Pular para o conteúdo
BRASIL

Luta por creche pública avança em Ribeirão Preto

Jose de Mello, de Ribeirão Preto, SP

No bairro Cristo Redentor, em Ribeirão Preto, inaugurou-se, em 2019, um imenso conjunto habitacional. Empreendimento privado com financiamento de recursos do programa Minha Casa Minha Vida, o novo bairro composto por 6.997 casas pode abrigar cerca de 35.000 pessoas. O poder público prometeu segurança, escola, unidade de saúde e creche para os novos moradores, porém grande parte destas promessas não foram cumpridas. O elemento mais crítico da situação envolve a questão das creches.

Uma creche foi construída no bairro e está pronta para ser utilizada. Ocorreu um concurso público para professores, porém o prefeito Nogueira, do PSDB, não nomeia os professores, pois deseja entregar a administração da creche a organizações privadas. O movimento cresceu nas últimas semanas com reuniões no bairro e uma manifestação na Prefeitura, exigindo uma reunião com o prefeito para abertura imediata da creche.

“Estamos aqui na Prefeitura para exigir a inauguração da creche. Para se ter ideia, o prédio está pronto e equipado, e tem condições de atender a até mil crianças. No bairro vivem 35.000 pessoas, há famílias que por falta do trabalho das mães não consegue pagar as prestações e podem perder as casas. A reivindicação é de uma creche aberta e 100% pública. Existe um concurso realizado em 2016, com centenas de aprovados que só precisam ser nomeados. A Prefeitura espera para inaugurar em 2020 perto das eleições e com administração de Organizações Sociais, o que vai contra a qualidade do ensino. E deve transformar a creche em cabide de empregos dos apoiadores do prefeito”, denunciou um dos organizadores do movimento ‘Creche, já’, presente na manifestação.

O movimento conseguiu uma reunião com o secretário da Educação, que respondeu que não há recurso no orçamento, mas os manifestantes sabem que existem recursos, sendo o orçamento do ano que vem o maior de todos os tempos. Segundo Caio, “o movimento segue até a vitória que será a inauguração da creche pública com os professores concursados”.

Centenas de mulheres trabalhadoras precisam da creche para seus filhos.  O movimento pede o apoio da população de Ribeirão e dos ativistas para pressionar a Prefeitura.

 

Imagens

Marcado como:
Creches