Pular para o conteúdo
BRASIL

Os alvos do discurso de Bolsonaro na ONU

Da redação

Em seu discurso, realizado nesta manhã na Assembleia Geral da ONU, Bolsonaro não escondeu quem são seus grandes inimigos: a esquerda brasileira e os povos indígenas. Confira um pouco do discurso do presidente, dirigido para a sua base, de extrema direita.

“Socialismo”

Bolsonaro abriu seu discurso agradecendo a Deus por sua vida e que falando apresentaria à ONU um “novo Brasil”, que seu governo surgiu para frear o avanço do socialismo no Brasil, modo como equivocadamente caracteriza os governos do PT. Na mesma esteira, disse que os médicos cubanos viviam em regime de escravidão no nosso país e fez uma analogia da presença deles no Brasil com os espiões enviados por o que chamou de “ditadura cubana”, valorizando, então, o Golpe de 1964. O Presidente também falou sobre o governo da Venezuela como uma ditadura socialista e sobre a missão que o Brasil tem de impedir o avanço do socialismo nos outros países da América Latina, criticando a existência falaciosa do Foro de São Paulo.

Usou esse discurso para justificar a aproximação do Brasil com países que se consolidaram como democracias e reivindicou a abertura do mercado brasileiro, que, segundo ele, passou a integrar as cadeias globais de valor, firmou os acordos Mercosul – UE e Mercosul – UEFTA, e está em negociações avançadas para ingressar na OCDE.

Amazônia

Após criticar duramente um suposto avanço do socialismo na América Latina, Bolsonaro focou seu discurso na proteção ambiental. Reivindicou a indígena Ysani Kalapalo, falou que a Amazônia está praticamente intocada e que o Brasil é um dos países que mais protege o meio ambiente e que as queimada ocorridas na Amazônia decorrem do tempo seco e são praticadas por indígenas, devido aos seus hábitos e cultura.

Atacou a mídia nacional e internacional, que, segundo ele, provocam ataques sensacionalistas, que foram responsáveis por despertar um sentimento patriótico no governo brasileiro, já que é um equívoco dizer que a Amazônia é patrimônio nacional e o pulmão do país. Disse também que países questionaram diretamente a soberania brasileira – em alusão à conduta de Macron, Presidente da França -, tentando impor ao Brasil uma sanção na reunião do G7, e agradeceu Donald Trump por ter impedido que isso ocorresse. Nominou essa postura de “colonialista”.

Povos indígenas

Sobre os povos indígenas, Bolsonaro afirmou que 14% das terras brasileiras são demarcadas e que os indígenas devem ter os mesmos direitos que o restante da população, motivo pelo qual a área demarcada não será aumentada.

Nesse momento, em um dos pontos mais graves de seu discurso, atacou nominalmente o Cacique Raoni, líder caiapó e seu opositor político, dizendo que ele é utilizado como massa de manobra, já que há movimentos e ONGs que, segundo ele, tratam indígenas como “homens das cavernas”.

Afirmou que os indígenas não querem ser “latifundiários pobres em terras ricas” e citou os casos das terras Ianomâmis e Raposa Serra do Sol, que são ricas em minério, dizendo que os interesses internacionais de proteção são, na realidade, de exploração, e não de proteção a seres humanos.

Leu a carta do Grupo de agricultores indígenas do Brasil, que conferia poder à liderança Ysani Kalapalo para representá-los na Assembleia Geral da ONU e encerrou a leitura dizendo que “acabou o monopólio do Sr. Raoni”.

Defendeu, por fim, uma política de tolerância zero para a criminalidade, o que inclui os crimes ambientais, ressaltou a ideia de soberania nacional para proteção da Amazônia, rechaçou ameaças, e disse que o país está pronto para aproveitar nosso potencial sustentável.

Perseguição a ativistas e prisão de Lula

Bolsonaro defendeu a liberdade de expressão, religiosa e de imprensa, mas falou que nosso país não será abrigo para “terroristas disfarçados de perseguidos políticos”. Nesse momento, reivindicou a extradição de Cesare Battisti e de outros perseguidos políticos que aconteceram durante o seu governo.

Disse que os presidentes brasileiros que o antecederam, os quais nominou de “socialistas”, desviaram dinheiro para projetos socialistas no mundo, mas que, graças a um juiz que “graças a um juiz que é símbolo do Brasil, Sérgio Moro”, foram perseguidos e punidos.

Liberdade religiosa

O presidente defendeu que as pessoas não podem ser perseguidas por sua fé, e, apesar de não falar abertamente sobre a perseguição à cristãos, enfatizou que missionários estão sofrendo violências em todo o mundo.

Política externa

Com relação à política externa, Bolsonaro defendeu a participação do Brasil nas políticas de paz da ONU e ressaltou que o Brasil pode contribuir com o treinamento e capacitação das tropas. Além disso, enfatizou a relação do governo brasileiro com Israel, agradecendo pelo apoio prestado nos recentes desastres do país, Estados Unidos, Mundo Árabe e Ásia, com foco na China.

Ideologia de gênero

Bolsonaro finalizou seu discurso dizendo que o Brasil está se reerguendo, que por muito tempo nos deixamos seduzir por sistemas ideológicos que dominaram nossos meios de comunicação, escolas e universidades. Enfatizou que essas ideias provocaram a destruição da família, levaram a ideologia de gênero às crianças e expulsaram Deus das casas. Deixaram, em sua visão, um rastro de morte, ignorância e destruição.

Relembrou que levou uma facada, que falsamente atribuiu a um militante de esquerda e disse que cabe à ONU derrotar a ideologia, citou uma passagem bíblica (João, 8; 32), e disse que as Nações Unidas precisam atuar sem apagar as soberanias em nome de um interesse global abstrato.

Por fim, reiterou que esse é um novo Brasil e agradeceu pela sua vida “pela graça e honra de Deus”.

 

No discurso, muito ódio e a ideia de um “novo Brasil”

Bolsonaro justificou o seu autoritarismo como uma necessidade abstrata de combater o avanço do socialismo. Além disso, elegeu como seus inimigos os povos indígenas e seus territórios, e, de forma criminosa, direcionou seu ataque ao Cacique Raoni, liderança indígena histórica, que sempre se posicionou criticamente ao seu governo.

Criticou a atuação das ONGs brasileiras e internacionais, defendeu a prisão do Lula e saudou Sérgio Moro, que disse ser o “símbolo do Brasil”.

Sob o ponto de vista internacional, defendeu a abertura do mercado brasileiro e os acordos multilaterais, e demonstrou que Estados Unidos e Israel são seus aliados prioritários, acenando também para a China. Ao mesmo tempo, em nome da soberania nacional, atacou os governos da França e da Alemanha por sua postura com relação à Amazônia.

Não se esqueceu de defender os ideais cristãos, ao citar a bíblia, defender uma concepção específica de família e ideia falaciosa da “ideologia de gênero”.

A ideia do “novo Brasil” apresentada por Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU é de um país que restringe as liberdades democráticas, tem forte peso do cristianismo, é inimigo dos movimentos sociais e dos povos originários, defende a ideia da soberania nacional, mas acena a abertura de seu mercado para as transnacionais atuarem livremente. Bolsonaro não está errado em dizer que apresentou um “novo Brasil”, só esqueceu de dizer que o “novo Brasil” é o país do neo-fascismo.

Marcado como:
Governo Bolsonaro / ONU