Eles não são racistas

Direita Volver

Coluna mensal que acompanha os passos da Nova Direita e a disputa de narrativas na Internet. Por Ademar Lourenço.

Eles não são racistas. Mas são contra os direitos das empregadas domésticas. Eles não são racistas. Mas são contra cotas para negros em universidades. Eles não são racistas. Mas ridicularizam ou satanizam as religiões de matriz africana. Eles não são racistas. Mas defendem a violência policial, sabendo que o principal alvo é a juventude negra. Eles não são racistas, mas odeiam a música ou qualquer expressão da cultura negra.

Eles fizeram pouco caso da morte da menina Ágatha, assassinada pela polícia em uma comunidade carioca. Fizeram pouco caso do trabalhador negro morto com 80 tiros pelo Exército. Caluniaram Marielle Franco quando ela foi assassinada. Com aquele “perfil” só podia ser mulher de traficante não é mesmo? Foi o que eles pensaram. Mas, claro, eles não são racistas. Entendeu?

Entendeu sim, tenho certeza. Se fazer de desentendido é que pode ser escolha sua. Você já ouviu a piada de que “a Lei Áurea foi escrita a lápis”. Você já ouviu essa e dezenas de outras piadas.

Eles são contra o Bolsa Família porque o programa “ensina as pessoas a não querer trabalhar”. A maioria das pessoas que recebem o Bolsa Família são negras. Apesar de não serem racistas, eles consideram o público do Bolsa Família um bando de preguiçosos. Eles também acham que a fiscalização do trabalho escravo “prejudica o produtor rural”. Precisa dizer qual a cor de pele da maioria das pessoas que em pleno 2019 ainda são escravizadas? Às vezes parece que a Lei Áurea realmente foi escrita a lápis.

Você não escolheu sua cor de pele. Mas escolhe suas opiniões. Se você se ofendeu com este texto, com certeza você é um deles.