Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota de apoio aos nossos parentes Waiãpi

Resistência/PSOL Amapá
Reprodução/27-7-2018

Indígenas que fugiram para aldeia vizinha para se proteger da invasão à demarcação dos dos Waiãpi, no Amapá

Nós da Resistência, corrente interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), regional Amapá, nos solidarizamos com a luta de nossos parentes da aldeia indígena Waiãpi, que fica a oeste do Estado do Amapá, no município de Pedra Branca do Amapari  que sofrem com a falta de políticas públicas, bem como tem seus direitos ameaçados pela ação bolsonariana, que agride os povos originários difundindo o preconceito, ódio e medidas como a defesa a liberação de mineração em terras indígenas. 

No mês de junho a comunidade indígena já vinha denunciando as condições de abandono da saúde, falta de medicamentos e estruturas precárias que afetam os atendimentos nas aldeias e cerca de 60 deles ocuparam o prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena. A ocupação foi liderada pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp), são muitos os ataques que os vem matando, querem que esqueçamos nossas origens, querem mudar a história para contá-la a sua maneira. Não permitiremos mais esse crime contra a humanidade.

No dia 23 de julho, garimpeiros invadiram as terras e assassinaram o cacique Emyra Waiãpi. Outro estaria desaparecido. Os waiãpis pedem socorro. Temos uma dívida histórica que precisa ser paga, são mais de 500 anos de muita resistência em nossas florestas, não queremos que mais sangue seja derramado, para que se alimente a cadeia alimentar do capital, que tem vem se nutrindo desumanizando os seres. A vida do nosso povo não é moeda de troca para que outros se ascendam para classes que nos exploram, é importante que todos e todas possam aprender a melhor a se relacionar com a mãe terras e com nossa ancestralidade, que muito ensinam sobre se viver harmoniosamente do que ela produz. Exigimos que as autoridades competentes possam intervir em defesa de nossos parentes, da natureza e todo o legado construído por eles na história de nosso país, que a Funai e o Ministério da Justiça se manifestem com urgência!!!

 

#vidasindígenasimportam #demarcaçãodasterrasjá #emdefesadenossaancestralidade

#waiãpivive #waiãpiéresistência