Pular para o conteúdo
BRASIL

Análise da pesquisa CNT/MDA para eleição presidencial

Por: Gibran Jordão, do Rio de Janeiro, RJ

A pesquisa divulgada hoje pela CNT demonstra que Lula ganharia em qualquer cenário, tendo Jair Bolsonaro em segundo lugar também em todos os cenários. Duas conclusões podemos tirar. Hoje por hoje, a maioria do povo trabalhador brasileiro não encerrou sua experiencia e não rompeu com o PT e Lula, e a maioria da classe média e parte minoritária da classe trabalhadora que rompeu com Lula e o PT girou à direita, mas bem à direita e está com Bolsonaro e suas ideias semi-fascistas.

A maioria do povo está vivendo os sacrifícios da crise econômica, os milhões de desempregados, a violência nas ruas e o caos dos serviços públicos. Parte culpa o PT e a esquerda e está com a ultra-direita apoiando a candidatura de Bolsonaro. Mas grande parte das massas vem compreendendo as consequências do golpe, culpando, assim, o impopular governo Temer. Quando percebe que a maioria dos partidos que estão com Temer e com a candidatura de Alckmin é responsável pela situação que está o país hoje, aí, mesmo com críticas ao PT, declara voto em Lula.

Ainda é cedo, tradicionalmente a campanha começa mesmo pra valer, quando começar a campanha na TV. E aí outros elementos vão começar a operar. A televisão é o veículo de maior alcance das grandes periferias e interior do país, e nesse sentido Alckmin tem um canhão em suas mãos, pois é o candidato que tem mais tempo de TV e poderá modificar o cenário ganhando eleitores de Bolsonaro e outros candidatos. Mas isso é somente uma hipótese.

Como parte do golpe, Lula está preso, e incomunicável. Proibido de dar entrevistas, todo esse processo é uma exceção, já que traficantes, assassinos, ladrões de todo tipo vivem dando entrevistas para as grandes redes de TV. Mas todos nós sabemos que o mercado financeiro desse país decidiu que Lula não pode disputar as eleições e assim será. O problema é que essa medida de exceção está tendo um efeito contrário e isso está causando nervosismo no próprio mercado financeiro. Pois além de Lula mesmo preso e sem fazer campanha estar liderando todas as pesquisas, Haddad começa a crescer nas pesquisas quando é mencionado que ele é o candidato de Lula. Se essa tendência evoluir, o PT pode ir para o segundo turno.

(Já tem gente comprando Dólar e Euro agora, porque se o PT for pro segundo turno, o dólar vai subir ainda mais, e muita gente aposta em tirar vantagem disso – Isso aconteceu às vésperas das decisões do STF em relação ao Habeas Corpus de Lula).

Finalmente, se hoje fosse a eleição, é possível perceber que, embora o PT e Lula sejam ainda a maior referência de esquerda para a maioria do povo brasileiro, é necessário seguir combatendo as correntes liberais fascistas que ganharam terreno e simpatia de massas, como também fortalecer uma alternativa de esquerda no país. Ainda que Lula lidere e ainda que o PT volte a governar o país, a experiência dos últimos 13 anos demonstra que o fortalecimento de uma alternativa de esquerda no Brasil que aposte não só na luta institucional, mas também na mobilização dos trabalhadores e no combate nas ruas, é uma necessidade urgente e a candidatura de Boulos está a serviço desse projeto.

Foto: Elza Fiúza/ABr