Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Rio Grande do Sul: Trabalhadores da Procergs encerram greve com muita unidade

Por Sindppd-RS 

Por ampla maioria, os trabalhadores da PROCERGS ( Cia de Processamento de dados do Estado do Rio Grande do Sul) aceitaram a última contraproposta apresentada pela direção da empresa e pelo Governo Sartori e deliberaram pelo fim da GREVE. A categoria tomou essa decisão na assembleia que ocorreu na manhã desta segunda-feira (23/10) em frente à sede da empresa em Porto Alegre. Cerca de 400 trabalhadores grevistas estiveram presentes.

CLIQUE AQUI para ver a proposta aceita pela assembleia

Os trabalhadores da PROCERGS fizeram 21 dias de greve. A categoria iniciou a paralisação em 3 de Outubro, reivindicando os reajustes salarial e dos benefícios da campanha salarial passada e da deste ano na íntegra, pagamento dos retroativos das duas datas-base e manutenção dos direitos que constam no Acordo Coletivo. A Campanha Salarial 2017/2018 também pautou a PROCERGS pública.

A primeira contraproposta foi apresentada após quase 2 semanas, quando a direção da empresa e governo perceberam que a paralisação estava bem forte e que os trabalhadores não iriam desistir da luta. Naquele momento, os trabalhadores rejeitaram a proposta, pois não previa nem mesmo o pagamento integral do INPC (índice da inflação).

A direção da PROCERGS e o Governo Sartori fizeram nova oferta na sexta-feira passada. A empresa aceitou pagar o percentual de 1,28% faltante para complementação do INPC, bem como transferir e incorporar no Vale Rancho o valor dos 8 tíquetes a serem reduzidos no vale alimentação (cláusula 16, que propõe alteração de 30 para 22 vales). Em relação às horas da GREVE, a direção da PROCERGS propôs abonar 4 dias e deixar os outros 9 para que sejam compensados pelos trabalhadores (total de 13 dias úteis de GREVE). Vale lembrar que tivemos várias paralisações antes da greve, que totalizam 3 dias e não entraram na conta.

Na greve da PROCERGS, conseguimos impor um item que foi a da manutenção do acordo coletivo até o fechamento de novo acordo, uma questão bem importante para assegurar os direitos dos trabalhadores vistas a Reforma Trabalhista, que entra em vigor em Novembro.

Essa foi a contraproposta avaliada e aprovada na assembleia desta segunda-feira (23/10), que também encerrou a greve. Ficou nítido, para os trabalhadores, que apenas ocorreram avanços nas negociações da campanha salarial porque a categoria se mobilizou e fez greve. Afinal, a campanha salarial já se arrastava há 3 meses (desde a data-base, 1º de Julho) e foi resolvida em 3 semanas, e com ganhos, após a forte paralisação da categoria.  Os itens que não foram favoráveis aos trabalhadores neste momento já estão na lista das reivindicações nas próximas campanhas, assim como os valores retroativos que a direção da empresa ficou nos devendo. Não esqueceremos!

A UNIÃO e a ORGANIZAÇÃO foram fundamentais, colegas da PROCERGS. Ficar sozinho não é a melhor saída para os trabalhadores. Só a luta muda a vida!

Sindicato forte é o que tem junto os trabalhadores. Foram 50 sindicalizações somente em Outubro!

Nesta campanha salarial, 50 trabalhadores da PROCERGS se filiaram  ao Sindppd/RS porque viram a importância de manter o sindicato forte. Estivemos, como sempre, atuando junto aos trabalhadores desde o início da campanha, resistindo à tentativa de retirada de direitos, denunciando o movimento de privatização da empresa via plebiscito do governo estadual e querendo avançar em conquistas.

Assim como a campanha salarial e a GREVE, o Sindppd/RS somente será FORTE se os trabalhadores da TI apoiarem e participarem ativamente do sindicato e das suas atividades. A sindicalização é uma forma importante de participação, pois está diretamente ligada à sustentação financeira do Sindppd/RS, mas ela sozinha não basta.

A campanha de sindicalização continua nesta TERÇA-FEIRA (24/10) AO MEIO-DIA. O sindicato estará novamente na porta da PROCERGS chamando à sindicalização.

A força do Sindppd/RS está na UNIÃO e na PARTICIPAÇÃO dos trabalhadores!

À luta, colegas da PROCERGS, pois ainda há muitos ataques que estão por vir e há muito o que avançarmos. A Campanha Salarial 2017/2018 é uma das várias lutas que travaremos!

Abaixo, fotos da assembleia dessa segunda-feira tiradas por colegas da CT PROCERGS e por diretores do sindicato: