Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Servidores de São Leopoldo paralisam contra parcelamento de salários

Da Redação, de São Leopoldo, RS

Na manhã desta quinta-feira (14), as servidoras e servidores municipais de São Leopoldo fizeram uma paralisação parcial contra o parcelamento de salários e pela exigência de outras pautas da categoria, que foram apresentadas durante a negociação do reajuste salarial e que ainda não foram atendidas. O Reajuste Salarial de 2017 do funcionalismo de São Leopoldo foi de apenas 5% parcelado em cinco vezes a partir de outubro até fevereiro de 2018, apesar da data-base ser em abril, significando perda salarial de mais de seis meses.

O prefeito Ary Vanazzi (PT) não se pronunciou sobre o caso e segue descumprindo as promessas de campanha, como a reorganização financeira até julho de 2017 e maior respeito ao funcionalismo que já vinha sofrendo com o parcelamento na gestão do Aníbal Moacir (PSDB) há mais de dois anos, totalizando agora mais de três anos com os salários parcelados.

As pautas exigidas são: a diminuição da jornada de trabalho para compensar as perdas salariais dos anos anteriores; o piso salarial para toda a categoria, uma vez que muitos servidores ganham menos de R$1.000,00 por mês no salário base; e o regime único de trabalho, para que os servidores celetistas passem para o regime estatutário.

Funcionários terceirizados se uniram à paralisação, pois também contam com o salário atrasado após a troca da empresa responsável, além de terem ficado sem a rescisão e sem o último salário. Após a paralisação, foi feita uma caminhada com apitaço da Prefeitura até a sede do sindicato, que não convocou a paralisação e ainda se omitiu, mesmo com a exigência de servidores protocolada.

Hoje foi um dia nacional de paralisações. A luta é coletiva!

WhatsApp Image 2017-09-14 at 12.30.03