25 de outubro: o Brasil venceu o Brazil


Publicado em: 27 de outubro de 2026

Mauro Puerro, de São Paulo (SP)

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Mauro Puerro, de São Paulo (SP)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:
Crédito Ricardo Stuckert
Ouça a Notícia:

¨O Brazil não merece o Brasil
O Brazil está matando o Brasil”
Querelas do Brasil
Aldir Blanc e Maurício Tapajós

O ano era 1978. A ditadura já era enfrentada nas ruas, mas ainda reprimia com brutalidade. Pois foi nesse ano que os geniais Aldir Blanc e Maurício Tapajós compuseram a música “Querelas do Brasil”. Ficou conhecida nacionalmente pela gravação icônica de Elis Regina no disco e show “Transversal do Tempo”. O Brazil com “z” simbolizava o Brasil de uma elite dependente econômica, política e culturalmente dos EUA que queria sufocar o Brasil real do sofrido povo brasileiro. Foi uma premonição metafórica brilhante da dupla de compositores. A arte, muitas vezes, se antecipa à realidade. Naquele período as manifestações estudantis e populares cresceram, as grandes greves de metalúrgicos, professores, petroleiros, bancários e de toda a classe trabalhadora eclodiram por todo o pais e colocaram finalmente fim à ditadura. Mas o Brazil com “z” ficou, meio quieto, escondido, pequeno. Mas ficou.

Décadas se passaram e esse Brazil com “z” se fortaleceu. É o Brazil do agro, do mercado financeiro, dos saudosos da ditadura e de seus torturadores, de uma elite que odeia pobre. Uma elite integrada à ultradireita mundial e ao neofascismo. São racistas, misóginos. Gente da pior espécie que quer entregar o Brasil a Trump e ao império americano. Esse Brazil com “z” ganhou peso na economia, ganhou peso na política. Busca nos impor uma ideologia reacionária e uma cultura medíocre: o sertanejo agro de Gustavo Lima, Zezé de Camargo, entre outros desta laia. Tudo somado, representam o pior do nosso país. Seu porta-voz é a Familícia Bolsonaro e sua gangue. Venceram o 1º turno. Ficamos à beira do inferno.

Então o Brasil com “s” se ergueu. O Brasil de Chiquinha Gonzaga, Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Lupicínio, Caetano Veloso, Chico Buarque, Emicida, Mano Brown, Paulinho da Viola, Rita Lee, Luís Gonzaga, Maria Bethânia, Gal Costa, Pena Branca e Xavantinho, Mônica Salmaso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil e muito mais, todas e todos representantes da música popular brasileira, uma das melhores do mundo, esse Brasil não poderia ficar parado. O Brasil lá do cinema novo, assim como de “Bacurau”, de “Ainda Estamos Aqui”, de “O Agente Secreto” e tantos outros também se levantou. Temos cultura para dar e vender. O Brasil pentacampeão de futebol falou: aqui não! As torcidas se uniram nas ruas.

Foi um maremoto vermelho contra inimigos poderosos: a extrema direita e seus aliados do centrão, a Faria Lima, Trump, as big techs com seus algorítimos, André Mendonça, Nunes Marques e seus asseclas e a mídia liberal que flertou com o bolsonarismo. Mas o Brasil com “s” os derrotou.

Tudo começou na segunda feira, um dia após o 1º turno. Enquanto o comando da campanha do Lula estava paralisado pela derrota, os estudantes de Niterói saíram espontaneamente às ruas contra o perigo fascista. Rapidamente se alastrou para outras cidades. Virou um levante da juventude e a UNE correta e rapidamente impulsionou e se colocou à frente das mobilizações por todo o país. O levante da juventude tinha que virar um tsunami. Era preciso contaminar a maioria da população trabalhadora. E contaminou. Foram milhões que saíram às ruas defendendo as reivindicações dos explorados, dos oprimidos, dos discriminados e defendendo também nossa frágil democracia contra o fascismo. Uma união de gerações com a juventude na vanguarda formou uma multidão que impactou o país. Essa multidão também se conectou nas redes e ficou em maioria, mesmo com o boicote da Meta. O Exército do Lula comandado por Janones chegou a 10 milhões de participantes. A incorporação dos jovens parlamentares, como Guilherme Cortez e Ana Elisa entre outros, nesta tarefa foi fundamental. Foi um maremoto vermelho contra inimigos poderosos: a extrema direita e seus aliados do centrão, a Faria Lima, Trump, as big techs com seus algorítimos, André Mendonça, Nunes Marques e seus asseclas e a mídia liberal que flertou com o bolsonarismo. Mas o Brasil com “s” os derrotou.

Houve e há um fenômeno no país. Um movimento espontâneo, de milhões, que não só tomou as ruas e as redes, mas também se organizou nas universidades, institutos, escolas, nos locais de trabalho, nos bairros, nas casas, nos prédios de moradores. Uma auto-organização como há décadas não se via. Algo muito maior que a disputa de uma eleição. Na verdade, uma luta pela vida, pela humanidade, pelo futuro. Algo grandioso de emocionar e fazer chorar qualquer velho militante como este escriba. Lula aos 81 anos, a maior liderança operária surgida por aqui, com suas virtudes e defeitos, deu vida, corpo e alma a essa explosão contra o fascismo. A unidade da UNE, das Frentes, dos Artistas com o campanha deu coordenação ao processo. Aldir Blanc, que morreu de covid por falta de vacina no governo de Bolsonaro pai, foi vingado. O seu Brasil derrotou o Brazil deles. Foram derrotados, mas continuam com peso. Vai ser preciso continuarmos atentos e fortes. Lula não pode recuar no que prometeu. Nenhum retrocesso na organização construída. As ruas e redes devem continuar ocupadas. Isso não se encerra numa eleição. A luta segue pelo futuro nosso e da humanidade. Temos aliados em todo o mundo com os mesmos objetivos. Como diz a canção Sonho Impossível: “E assim, seja lá como for, vai ter fim a infinita aflição e o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão”.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição