Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Conquistamos a paridade, agora queremos a derrubada da reitoria interventora! Nota do Afronte! sobre os últimos acontecimentos na UFRGS

Afronte Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira (24/11) foi aprovada a paridade entre estudantes, professores e técnicos para a eleição da Reitoria da UFRGS. Uma vitória histórica para o movimento estudantil e de servidores da universidade. Também conseguimos barrar a proposta de “fator redutor”, que condicionaria a paridade dos estudantes a ter um quórum mínimo de 50% do corpo discente na eleição. O Afronte esteve presente na luta pela paridade, participando da construção do ato que pressionou os conselheiros a aprovar o parecer e agitando, a partir do nosso companheiro Wellington Porto, por dentro da reunião do CONSUN. Sabemos que nenhuma vitória vem por acaso, este grande passo só foi conquistado por anos de luta demandando a paridade. Uma vitória da democracia universitária!

Contudo, não podemos esquecer que a UFRGS segue sendo uma das poucas universidades federais sob intervenção. Bulhões e Patrícia são escolhas antidemocráticas realizadas pelo governo Bolsonaro e representam a continuidade do projeto bolsonarista de desmonte, precarização e ataques no ensino público. Queremos uma UFRGS com a nossa cara, que dê resposta às demandas dos estudantes e que seja uma universidade plenamente democrática. Nada disso é possível enquanto os interventores seguirem na reitoria.

Concretizamos um passo importante na democratização da nossa universidade, mas ainda temos muitas batalhas pela frente. A UFRGS que a gente quer é uma universidade antirracista, popular, voltada para os estudantes trabalhadores, para as estudantes mães, que abrace a diversidade e uma universidade na qual os estudantes estejam no centro das decisões que tocam as suas vidas. Para concretizar esta visão, é urgente avançar para a deposição dos interventores.

Desbolsonarizar o Brasil segue sendo uma pauta de extrema importância. Desbolsonarizar a UFRGS deve estar na ordem do dia! Seguiremos na luta, agora para que a deposição seja pauta no CONSUN e que seja aprovada. Podemos fazer com que a UFRGS viva um novo tempo. Está nas nossas mãos e o Afronte segue na luta para que a UFRGS que sonhamos se torne realidade!