Por: CSP-Conlutas
O Movimento Creches Mobilizadas da USP (Universidade de São Paulo) conseguiu sua maior vitória em dois anos de luta contra a extinção do Programa de Educação Infantil da USP. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a Superintendência de Assistência Social (SAS) anunciou em seu site a reabertura de seleção para as creches Central (campus Butantã), São Carlos e Carochinha (campus Ribeirão).
O Movimento Creches Mobilizadas da USP conseguiu sua maior vitória em dois anos de luta contra a extinção do Programa de Educação Infantil da USP. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a Superintendência de Assistência Social (SAS) anunciou em seu site a reabertura de seleção para as creches Central (campus Butantã), São Carlos e Carochinha (campus Ribeirão). Nada foi mencionado sobre as creches Saúde e Oeste. Alunos também foram contemplados.
Mas o movimento ainda vê o anúncio com muita cautela. A reabertura das vagas não significa o atendimento à decisão do Conselho Universitário, de novembro último. A SAS publicou em seu site a reabertura de 91 vagas, apesar de haver 157 vagas ociosas nas cinco creches administradas por ela. Também não significa a volta ao patamar de atendimento anterior ao primeiro Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), em 2014.
Além disso, é um anúncio e não um comprometimento com a reabertura das novas vagas. Em 2014, foi realizada a inscrição, seleção e matrícula nas creches, mas as vagas não foram efetivamente preenchidas. Ou seja, a Reitoria já desrespeitou outros compromissos assumidos anteriormente
Comentários