Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Juventude Sem Medo (Afronte e RUA) na nova gestão do DCE Livre da USP

Nota sobre a posse da gestão ‘Fazer Valer a Luta’

Afronte USP e RUA USP

Nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2024 aconteceram as eleições para o DCE – Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme”, em todos os campi da instituição. Sete chapas disputaram o processo, que teve um quórum de quase 9 mil votantes, abarcando estudantes da graduação e da pós.

Com 3.794 votos, a chapa “Pra Fazer Valer a Luta”, composta pelos coletivos Afronte, RUA, Juntos (ligados ao PSOL) e Correnteza (ligado à UP), venceu as eleições, a partir da unidade consolidada a partir do processo da Greve Estudantil de 2023, sendo empossada no último sábado (22/06).

Atuaremos para uma gestão que não titubeie na prioridade de combate à extrema-direita a partir da unidade na mobilização.

O resultado das eleições representa um novo momento do movimento estudantil da USP. Compreendemos que a entrada da Juventude Sem Medo na gestão do DCE Livre da USP concretiza a aliança daqueles que estão à frente das principais lutas da universidade e que apostam no enraizamento nos cursos. Atuaremos para uma gestão que não titubeie na prioridade de combate à extrema-direita a partir da unidade na mobilização.

Nesse sentido, temos como desafio de seguir lutando pelas pautas da greve, além da defesa do orçamento e do financiamento público para as universidades estaduais. Essas são demandas fundamentais para enfrentar a ofensiva privatista e elitista da reitoria e do governo de extrema-direita de Tarcísio, o que só será possivel na aposta na mobilização independente e em unidade des estudantes e suas entidades.

Nós, AFRONTE! e RUA, que compomos a Juventude Sem Medo, queremos construir essa gestão ao lado do movimento negro, LGBT, Feminista, indígena e sindical de dentro e fora da USP numa luta intransigente para arrancar o que é nosso! 

Vamos Aldear, aquilombar e TRANSformar a USP e SP!