O espetáculo Milagre no Brasil, realiza a sua primeira temporada, após apresentações universitárias. A peça foi adaptada a partir de três textos do teatrólogo brasileiro, Augusto Boal: a dramaturgia Torquemada (1971), o romance Milagre no Brasil (1976) e a autobiografia, Hamlet e o Filho do Padeiro – Memórias Imaginadas (2000).
Combinando cenas do convívio dos presos políticos, a sessão de tortura de um dramaturgo, trechos narrativos originais e canções de Dorival Caymmi e Paulo Tó, a peça se coloca diante da ferida ainda aberta que a Ditadura Militar representa para a socidade brasielira.
O espetáculo que agora inicia sua trajetória profissional é resultado de anos de pesquisa e prática do jovem diretor Pedro Barroso, sobre a obra de Augusto Boal e a linguagem do teatro épico dialético e do Teatro do Oprimido, enquanto bolsista de iniciação científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante da Escola de Teatro Popular (ETP) – movimento de educação popular e teatro político, criado por Julian Boal e Geo Britto.
Sendo uma montagem de conclusão de graduação em Direção Teatral pela UFRJ, o processo de criação iniciou em agosto de 2022 e a equipe se formou com artistas que se dedicam à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão, sendo a maioria de estudantes e formados pela Escola de Teatro Martins Penna, UNIRIO e UFRJ e que agora bucam dar continuidade ao projeto independente através dessa temporada inédita no tradicional e histórico Teatro Dulcina, que segue às quartas e quintas, às 19hrs até o dia 30 de março.
SERVIÇO
Espetáculo: Milagre no Brasil, a partir da obra de Augusto Boal.
Direção e Adaptação: Pedro Barroso
Local: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro
Tel: (21) 2240-4879
Quartas e quintas às 19 horas
De 15 a 30 de março.
Classificação Indicativa 16 anos.
Ingressos: 30,00 (inteira), 15,00 (meia-entrada)
Realização:
PB Produções
UFRJ
ECO
Apoio:
Instituto Augusto Boal
Escola de Teatro Martins Penna
Escola de Teatro Popular
Os Ximenes
Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT)
FUNARTE
Mais informações:
Email: [email protected]
Instagram: @milagrenobrasil
Comentários