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MOVIMENTO

Professoras e professores de Educação Física dos Institutos Federais publicam manifesto em defesa da Democracia

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Manifestação no Rio de Janeiro em defesa da Democracia após ataque golpista em Brasília

Manifesto em defesa irrestrita da democracia das Professoras e professores de Educação Física dos Institutos Federais 

Existem valores sociais e humanos que não se negociam, pois por meio destes princípios podemos alcançar o mais próximo da experiência de uma justeza social e de um acordo civilizatório entre os seres humanos que nos permita sonhar, amar e sermos o que desejamos ser de forma plena. Um desses acordos sociais é a Democracia, tendo em vista, que em um país tão desigual, são raros os momentos em que podemos afirmar que possuímos o mesmo valor humano neste território nacional.

A defesa irrestrita da Democracia precisa ser afirmada politicamente por cada professora e cada professor dos Institutos Federais como um movimento consciente de formação de uma sociedade que apreendeu que os valores democráticos e o espírito republicano, nos engrandece como seres humanos comprometidos com um Brasil de todas e todos e para todas e todos.

A Educação Brasileira como um todo não pode ficar em silêncio com os ataques terroristas, nefastos e principalmente antidemocráticos que aconteceram no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília. Seremos combativos na defesa da Democracia e estamos de cabeça erguida perante o fascismo, pois quem deve pagar, se curvar e temer a Democracia são os fascistas, negacionistas e terroristas.

Portanto, exigimos a prisão imediata de todas as e todos os terroristas bolsonaristas, sejam esses executores ou financiadores deste ato horrendo em Brasília. E mais do que nunca, não aceitaremos anistia para essa corja de terroristas que atentou contra a Democracia.

Assinam esse manifesto:
1. Raphaell Moreira Martins professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2. Daniel Teixeira Maldonado, professor do Instituto Federal de São Paulo. Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

3. Danielle Müller de Andrade, professora do IFSul – Campus Pelotas – Visconde da Graça. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

4. Rodrigo de Oliveira Gomes, professor do IFMG Campus Congonhas. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario/AR – Universidade Federal de Minas Gerais.

5. Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, professora do IFRO – Campus Cacoal – Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia.

6. Claudionor Nunes Cavalheiro, professor do Instituto Federal do Mato Grosso, Doutorando em Ensino pela Univates.

7. Afonso de Ligory Brandão Saife, professor do Instituto Federal do Pará, Mestre em Ciência do Desporto- UTAD-PT, revalidado pela Universidade Federal de Sergipe.

8. Aniele Fernanda Silva de Assis Morais. Professora do IFRN – Campus Natal Cidade Alta. Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG.

9. Simone de Araujo Spotorno Marchand, professora do IFRS, Especialista em Dança pela PUC/RS.

10. Khellen Cristina Pires C. Soares, professora do IFTO, Campus Palmas. Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG. Pós- Doutora em Educação pela UFMT.

11. Eduardo Batista von Borowski, professor do IFSC Campus Garopaba. Dr. Ciências do Movimento Humano – UFRGS.

12. Dolores Setuval Assaritti, professora do IF Baiano campus Santa Inês. Mestra em Educação – Unicamp.

13. Rodolfo Moura Pereira, professor do IFES Nova Venécia, Mestre em educação em Ciências e matemática (IFES).

14. Marcos Flávio Mércio de Oliveira, professor do IFG Campus Aparecida de Goiânia. Doutor em Educação pela UFG.

15. Marie Luce Tavares, professora do IFMG Campus Ouro Branco. Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

16. Cathia Alves, professora do Instituto Federal de São Paulo, Pós-Doutora em Estudos Culturais.

17. Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18. Fabricio Gurkewicz Ferreira, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

19. Paulo Henrique Leal, professor do IFSP campus Piracicaba. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

20. Juliano Viliam Cenci, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em Educação pela Universidade federal de Rondônia.

21. Daniel Medeiros Alves, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em Educação Física ESEF-UFPel.

22. Irlla Karla dos Santos Diniz, professora do IFSP Campus Capivari – SP, Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias.

23. Patrícia da Rosa Louzada da Silva, professora do IFSul CAVG, Doutora em Educação Física UFPEL.

24. Maria Cristina Crisbach Chagas, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Mestra em Educação Inclusiva pelo IPA Porto Alegre.

25. Samara Moura Barreto, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

26. Débora Avendano de Vasconcellos Sinoti, professora do Instituto Federal Sul-RioGrandense, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

27. Greice Kelly de Oliveira, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutora em Educação pela PUC-SP.

28. Marina Marques kremer, professora do IFSul, Mestre em Ciências/Educação Física pela UFPel.

29. Márcio Botelho Peixoto, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Mestre em Epidemiologia.

30. Temilson Costa, professor do Instituto Federal do Ceará – Campus Baturité, Instituto Federal do Ceará – Campus Baturité.

31. Larissa Beraldo Kawashima, professora do IFMT – Campus Cuiabá. Doutora em Educação pela UFMT.

32. Marcelo Alencar Leite, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Educação – POSEDUC UERN.

33. Vinicius Costa da Costa, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Especialista em Educação Física Ufpel.

34. Sandro Moraes de Barros, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Mestre em Reabilitação e inclusão.

35. Mauro da Costa Fernandes, professor do IFMG – Campus Betim – Doutor em Psicologia pela PUCMinas.

36. Débora Regina Vieira Bertollo, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Mestranda em educação profissional e tecnológica.

37. Nilson Vieira Pinto, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará.

38. Almir Ferreira Luz Junior, professor do Instituto Federal do Espirito Santo – Ifes, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes.

39. Braulio Nogueira de Oliveira, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

40. Valter Cordeiro Barbosa Filho, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Educação Física – UFSC.

41. Edivan Carlos da Cunha, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre.

42. Julimara Gomes dos Santos, professora do Instituto Federal do Mato Grosso, Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos.

43. Vladia da Silva Souza, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Geogragia pela Universidade Federal do Ceará.

44. José Airton de Farias, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em História.

45. Emerson Araújo de Campos, professor do IFPA Campus Bragança. Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia.

46. Keila Michelly Canhina Sachimbombo, professora do IFMT campus São Vicente. Mestre em Ciências da Motricidade UNESP.

47. Amanda Gabriele Milani, professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis. Mestra em Educação Física Escolar e Desenvolvimento Humano e Tecnologias.

48. Lucilene Alencar das Dores, professora do IFSP, campus Campos do Jordão. Doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG.

49. Fabiana Celente Montiel, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Doutora em Educação Física.

50. Alyne de Fátima Lourenço dos Santos, professora do IFRO, Mestre.

51. Alexandre Machado Rosa, professor do IFSP. Doutor em saúde coletiva pela
Unicamp