Crescimento econômico
A economia dos EUA contraiu inesperadamente 0,4% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o trimestre anterior, devido em grande parte a uma queda nos estoques e nas exportações. No entanto, os gastos do consumidor e das empresas continuaram a crescer, sugerindo que a atividade ainda tem algum impulso.
Variação trimestral do PIB real dos EUA %
O crescimento na área do euro desacelerou para 0,2% no primeiro trimestre. A economia italiana contraiu-se, a economia francesa estagnou em 0% e a Alemanha cresceu 0,2%. O crescimento da China desacelerou no primeiro trimestre para 1,3% em comparação com 1,5% no quarto trimestre de 2021. Mas a economia ainda está crescendo, apesar dos severos bloqueios de COVID nas principais cidades. A Coréia também desacelerou para 0,9% no primeiro trimestre. Outros países, como o Reino Unido e o Japão, ainda devem relatar crescimento no primeiro trimestre.
Entrando no segundo trimestre, o PMI da produção industrial global segundo os economistas do JP Morgan caiu 2,4% em abril, para seu nível mais baixo desde junho de 2020. A produção industrial global para abril parece sombria. Em 48,5, o PMI global de manufatura aponta para uma contração total de 0,8% nos três meses até abril. Dado o rastreamento para fevereiro e março (0,35% m/m em média), o PMI mais recente aponta para um colapso de quase 3% na produção de fábrica no mês passado.
O retorno dos negócios
Os resultados trimestrais corporativos dos EUA foram ruins. A Apple alertou que a interrupção da cadeia de suprimentos devido ao COVID-19 significa que provavelmente terá dificuldades para atender à demanda do consumidor neste trimestre, afetando até US$ 8 bilhões em receita. A Amazon relatou uma queda de 3% nas vendas on-line no primeiro trimestre do ano, apontando para um abrandamento do boom causado pela pandemia no varejo on-line. E o Meta, anteriormente conhecido como Facebook, registrou seu crescimento de receita mais lento em uma década, supostamente quando as empresas cortaram gastos com publicidade discricionária.
Preço das ações da Amazon
Inflação
A par da desaceleração do crescimento, a inflação continuou a acelerar nas economias do G7. A inflação dos EUA atingiu 8,5% e crescendo. Os custos com empregados nos EUA aumentaram 4,5% no ano até o primeiro trimestre, a taxa mais rápida em 21 anos. A inflação na área do euro acelerou para 7,5% nos 12 meses até abril, superando o recorde de março de 7,4%. A inflação holandesa subiu para 9,7%. Tanto o Brasil quanto a Rússia tiveram taxas de dois dígitos. E até a Coréia e a Austrália chegaram a 5%.
Inflação do IPC dos EUA % ano a ano
Taxa de juros
Tanto o Fed quanto o Banco da Inglaterra devem aumentar as taxas em pelo menos 0,5% pontos esta semana, com prováveis aumentos adicionais durante o resto do ano. O Reserve Bank of Australia elevou sua taxa de juros pela primeira vez em onze anos. Esses aumentos e as perspectivas de mais estão elevando os custos dos empréstimos, conforme indicado pelos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, atingindo 3% pela primeira vez em três anos; enquanto as taxas de hipoteca subiram, ameaçando reverter a bolha dos preços das casas nos EUA (os preços das casas nos EUA subiram 34% desde o início da pandemia). O índice global de títulos agregados da Bloomberg caiu mais de 11% este ano.
Rendimento de títulos do governo dos EUA de dez anos (%)
Moedas
Com o Fed dos EUA planeja uma série de aumentos por causa das preocupações sobre a economia global e a guerra, o dólar americano atingiu uma alta de vinte anos contra uma cesta de moedas de economias avançadas. O renminbi chinês registrou sua maior queda em um mês, após crescentes preocupações com o crescimento futuro do país e expectativas de aumento das taxas de juros dos EUA. Um dólar forte e taxas de juros crescentes estão aumentando o risco de inadimplência de uma série de países pobres do Sul Global.
Índice do dólar americano em relação a outras moedas
Ativos financeiros
Nos EUA, o retorno real das ações foi em média de 9,2% ao ano entre dezembro de 1981 e dezembro de 2021, superando em muito o crescimento dos ganhos reais médios de 0,5% ao ano e o crescimento geral do PIB de 2,7%.
Mas agora as coisas estão mudando rapidamente. Os mercados de ações globais caíram mais de 11% desde janeiro. As ações chinesas e as ações europeias sofreram quedas maiores, com a China sofrendo com novos bloqueios e a Europa vulnerável às consequências da guerra na Ucrânia e à interrupção do fornecimento de energia russa. O mercado de ações americano tem uma forte exposição à tecnologia. As ações do Facebook e da Netflix caíram 44% e 65%, respectivamente, este ano, depois de anunciar o declínio do número de usuários ou assinantes. As ações da Apple, Google e Amazon também caíram. A Apple alertou que problemas na cadeia de suprimentos e fechamento de fábricas na China podem custar à empresa US$ 8 bilhões no trimestre atual.
Índice de ações S&P 500 dos EUA
Em suma: desaceleração do crescimento, aumento da inflação e das taxas de juros, queda dos retornos financeiros; risco crescente de inadimplência em empréstimos; e guerra.
Veja meu relatório Previsão para 2022. https://thenextrecession.wordpress.com/2022/01/01/forecast-for-2022/
*Original deste artigo: https://thenextrecession.wordpress.com/2022/05/03/its-not-looking-good-for-2022/
Comentários