Pular para o conteúdo
MUNDO

Michael Roberts: Não está bom para 2022

Michael Roberts*
Reprodução

Crescimento econômico

A economia dos EUA contraiu inesperadamente 0,4% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o trimestre anterior, devido em grande parte a uma queda nos estoques e nas exportações. No entanto, os gastos do consumidor e das empresas continuaram a crescer, sugerindo que a atividade ainda tem algum impulso.

Variação trimestral do PIB real dos EUA %

Variação trimestral do PIB real dos EUA %

 

O crescimento na área do euro desacelerou para 0,2% no primeiro trimestre. A economia italiana contraiu-se, a economia francesa estagnou em 0% e a Alemanha cresceu 0,2%. O crescimento da China desacelerou no primeiro trimestre para 1,3% em comparação com 1,5% no quarto trimestre de 2021. Mas a economia ainda está crescendo, apesar dos severos bloqueios de COVID nas principais cidades. A Coréia também desacelerou para 0,9% no primeiro trimestre. Outros países, como o Reino Unido e o Japão, ainda devem relatar crescimento no primeiro trimestre.

Entrando no segundo trimestre, o PMI da produção industrial global segundo os economistas do JP Morgan caiu 2,4% em abril, para seu nível mais baixo desde junho de 2020. A produção industrial global para abril parece sombria. Em 48,5, o PMI global de manufatura aponta para uma contração total de 0,8% nos três meses até abril. Dado o rastreamento para fevereiro e março (0,35% m/m em média), o PMI mais recente aponta para um colapso de quase 3% na produção de fábrica no mês passado.

O retorno dos negócios

Os resultados trimestrais corporativos dos EUA foram ruins. A Apple alertou que a interrupção da cadeia de suprimentos devido ao COVID-19 significa que provavelmente terá dificuldades para atender à demanda do consumidor neste trimestre, afetando até US$ 8 bilhões em receita. A Amazon relatou uma queda de 3% nas vendas on-line no primeiro trimestre do ano, apontando para um abrandamento do boom causado pela pandemia no varejo on-line. E o Meta, anteriormente conhecido como Facebook, registrou seu crescimento de receita mais lento em uma década, supostamente quando as empresas cortaram gastos com publicidade discricionária.

Preço das ações da Amazon

Preço das ações da Amazon

Inflação

A par da desaceleração do crescimento, a inflação continuou a acelerar nas economias do G7. A inflação dos EUA atingiu 8,5% e crescendo. Os custos com empregados nos EUA aumentaram 4,5% no ano até o primeiro trimestre, a taxa mais rápida em 21 anos. A inflação na área do euro acelerou para 7,5% nos 12 meses até abril, superando o recorde de março de 7,4%. A inflação holandesa subiu para 9,7%. Tanto o Brasil quanto a Rússia tiveram taxas de dois dígitos. E até a Coréia e a Austrália chegaram a 5%.

Inflação do IPC dos EUA % ano a ano

Inflação do IPC dos EUA % ano a ano

Taxa de juros

Tanto o Fed quanto o Banco da Inglaterra devem aumentar as taxas em pelo menos 0,5% pontos esta semana, com prováveis aumentos adicionais durante o resto do ano. O Reserve Bank of Australia elevou sua taxa de juros pela primeira vez em onze anos. Esses aumentos e as perspectivas de mais estão elevando os custos dos empréstimos, conforme indicado pelos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, atingindo 3% pela primeira vez em três anos; enquanto as taxas de hipoteca subiram, ameaçando reverter a bolha dos preços das casas nos EUA (os preços das casas nos EUA subiram 34% desde o início da pandemia). O índice global de títulos agregados da Bloomberg caiu mais de 11% este ano.

Rendimento de títulos do governo dos EUA de dez anos (%)

Rendimento de títulos do governo dos EUA de dez anos (%)

Moedas

Com o Fed dos EUA planeja uma série de aumentos por causa das preocupações sobre a economia global e a guerra, o dólar americano atingiu uma alta de vinte anos contra uma cesta de moedas de economias avançadas. O renminbi chinês registrou sua maior queda em um mês, após crescentes preocupações com o crescimento futuro do país e expectativas de aumento das taxas de juros dos EUA. Um dólar forte e taxas de juros crescentes estão aumentando o risco de inadimplência de uma série de países pobres do Sul Global.

Índice do dólar americano em relação a outras moedas

Índice do dólar americano em relação a outras moedas

Ativos financeiros

Nos EUA, o retorno real das ações foi em média de 9,2% ao ano entre dezembro de 1981 e dezembro de 2021, superando em muito o crescimento dos ganhos reais médios de 0,5% ao ano e o crescimento geral do PIB de 2,7%.

Mas agora as coisas estão mudando rapidamente. Os mercados de ações globais caíram mais de 11% desde janeiro. As ações chinesas e as ações europeias sofreram quedas maiores, com a China sofrendo com novos bloqueios e a Europa vulnerável às consequências da guerra na Ucrânia e à interrupção do fornecimento de energia russa. O mercado de ações americano tem uma forte exposição à tecnologia. As ações do Facebook e da Netflix caíram 44% e 65%, respectivamente, este ano, depois de anunciar o declínio do número de usuários ou assinantes. As ações da Apple, Google e Amazon também caíram. A Apple alertou que problemas na cadeia de suprimentos e fechamento de fábricas na China podem custar à empresa US$ 8 bilhões no trimestre atual.

Índice de ações S&P 500 dos EUA

Índice de ações S&P 500 dos EUA

 

Em suma: desaceleração do crescimento, aumento da inflação e das taxas de juros, queda dos retornos financeiros; risco crescente de inadimplência em empréstimos; e guerra.

Veja meu relatório Previsão para 2022. https://thenextrecession.wordpress.com/2022/01/01/forecast-for-2022/ 

*Original deste artigo: https://thenextrecession.wordpress.com/2022/05/03/its-not-looking-good-for-2022/