Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Impedir a catástrofe total

Editorial de 19 de março de 2021
Jacinto Índio

Protesto em frente ao Palácio do Planalto, em 19/03/2021.

Não há tempo a perder, nem um dia sequer. Diante do avanço acelerado da covid-19 no Brasil, é preciso medidas urgentes de alcance nacional para que não ocorra um massacre ainda mais devastador do povo brasileiro. O sistema hospitalar público e privado, em todo território nacional, colapsou. Milhares de pessoas agonizam na fila à espera de internação. Em poucos dias, pode haver falta de medicamentos e insumos hospitalares básicos nas UTIs. Há, além disso, a escassez de profissionais da saúde para abertura de novos leitos. O contingente de enfermeiras, médicos e auxiliares estão sobrecarregados, no limite da exaustão. 

Junto à marcha assassina da covid-19, a crise social avança a galope, trazendo a ampliação súbita e dramática da fome, desemprego, pobreza e carestia nas periferias e favelas, atingindo particularmente a população negra e pobre. Com o preço dos alimentos em disparada e a renda mensal cada vez mais curta, mães e pais da classe trabalhadora lutam todos os dias, desesperadamente, pela sobrevivência de suas famílias. 

Se não for adotado imediatamente, em todo país, a paralisação completa de todas atividades econômicas não essenciais — o chamado lockdown —, com a garantia de renda emergencial a todos que precisam, estabilidade no emprego e auxílio financeiro aos pequenos negócios, o Brasil mergulhará em uma tragédia de consequências imprevisíveis nas próximas semanas. Há risco iminente de que milhares de pessoas comecem morrer em filas de hospitais ou em suas próprias casas sem atendimento médico. Com a escalada descontrolada de mortes, o perigo de colapso do sistema funerário é real. Para piorar, a vacinação segue a passos de tartaruga, sendo totalmente insuficiente para fazer frente ao crescimento da pandemia no curto prazo. 

As medidas emergenciais em defesa da vida do povo brasileiro não serão tomadas pelo governo genocida de Jair Bolsonaro. O capitão da morte já assinou seu pacto macabro com o vírus. A covid e Bolsonaro são inseparáveis, como unha e carne. Portanto, é obrigação das instituições da República (em particular, do STF e do Congresso Nacional), governos estaduais, prefeituras, partidos e lideranças de todos setores da sociedade passar por cima do governo Bolsonaro e tomar, conjuntamente, medidas urgentes de salvação do país. A ausência dessa ação implicará a cumplicidade com o genocídio em curso.

E mais: Jair Bolsonaro não pode passar ileso à carnificina que provocou: deve pagar pelo crime humanitário hediondo cometido, em respeito à memória de todas as vítimas da covid-19 no Brasil. Ao mesmo tempo, deve-se garantir a liberdade de expressão de todos que protestam contra o genocídio e estão sendo ameaçados por juízes e delegados bolsonaristas que utilizam a Lei de Segurança Nacional, herança da ditadura, para perseguir e reprimir  críticos do governo. 

As recentes pesquisas de opinião demonstram que vai se formando uma maioria social cada vez mais numerosa contra Bolsonaro. Cresce a cada dia o ódio ao governo. É verdade que o bolsonarismo preserva influência em parcela significativa da população, mas trata-se de uma minoria, especialmente nos grandes centros metropolitanos. Vale notar, também, que, apesar da crise social, cresceu o apoio popular às medidas de distanciamento social. A grande maioria da população compreende, corretamente, o perigo que representa o vírus e quer ações efetivas dos governantes para conter a pandemia. 

A esquerda brasileira, apesar de todas dificuldades e limites impostos pela pandemia à mobilização social, deve traçar as ações possíveis nesse momento. É preciso pressionar e, sobretudo, agir de modo unificado. No dia 24 de março, está marcado pelas centrais sindicais e movimentos sociais um novo dia nacional de luta pelo Fora Bolsonaro. São necessárias ações contundentes, com todos cuidados sanitários que o momento exige, em torno de bandeiras fundamentais em defesa da vida do povo. Chegou a hora do basta!

  • Por um Lockdown nacional imediato!
  • Vacinação para todos já! 
  • Auxílio emergencial de R$ 600 a todos que precisam!
  • Estabilidade no emprego enquanto durar a pandemia!
  • Congelamento dos preços alimentos da cesta básica e dos combustíveis!
  • Suspensão dos aluguéis e contas de água e energia das famílias de baixa renda!
  • Auxílio financeiro imediato aos pequenos negócios, por meio de um programa de empréstimo dos bancos públicos!
  • Em defesa do SUS, dos servidores e dos serviços públicos! 
  • Fora Bolsonaro! Impeachment já!