Opinião: É hora de entrar em campo

É preciso ocupar as ruas pra derrotar Bolsonaro 


Publicado em: 3 de junho de 2020

Marco Dantas, do Rio de Janeiro, RJ

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Marco Dantas, do Rio de Janeiro, RJ

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:
Ouça a Notícia:

Sabemos e cumprimos as orientações da OMS e demais autoridades de saúde pública no que tange a quarentena e distanciamento social em função da pandemia do coronavírus, porém diante da violência de grupos bolsonaristas e dos arroubos autoritários e antidemocráticos recorrentes do presidente da morte, inclusive incitando  a um fechamento do regime com a intenção real de dar um golpe militar, é preciso pautarmos a volta dos atos e passeatas de rua com distanciamento apropriado e uso de máscaras. É decisivo, inclusive, a necessidade de avançarmos na conformação de uma unidade de ação com todos aqueles que querem por fim a este governo neofascista.

Desde o início da quarentena ocorrem atos a favor do governo exigindo o fechamento do Congresso, a volta da Ditadura e o fim da quarentena. Houve também episódios de violência contra ativistas e jornalistas. Em todos os atos houve complacência da polícia em favor dos bolsonarostas, incluindo o “acampamento dos 300” uma suposta milícia paramilitar que afronta as autoridades ser incomodada.

Semanas atrás começaram a acontecer atos contra o governo e em resposta a esses absurdos – Enfermeiros fizeram um magnífico ato em Brasília. No RJ, profissionais da saúde denunciaram o descaso dos governos e enfrentaram a truculência da PM que prendeu dois ativistas.

Os governos estaduais e municipais trabalham com a possibilidade de relaxamento da quarentena em junho, plena curva ascendente da doença.

É preciso denunciar essa proposta absurda de Wilson Witzel e Marcelo Crivella nas redes e nas ruas e também manifestar apoio aos profissionais da saúde que seguem na linha de frente no combate à pandemia.

Neste domingo, integrantes de torcidas organizadas de futebol e ativistas botaram os bolsonarista pra correr na Av. Paulista e em Copacabana. Estamos virando esse jogo. Para isso acontecer, é preciso que a esquerda organize o time e que grande parte dos 70% que não apoiam o governo entrem em campo. Assim teremos mais chances de vencer!

Portanto, será necessário fazermos esse debate no interior das organizações políticas, sindicatos, movimentos sociais, entidades estudantis, demais movimentos e população.

É hora de ocuparmos novamente às ruas pra defender a democracia e exigir a imediata saída de Bolsonaro e Mourão!

* Esse artigo representa as posições do autor e não necessariamente a opinião do Portal Esquerda Online. Somos uma publicação aberta ao debate e polêmicas da esquerda socialista


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição