Em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba em São Paulo, se realizará, neste fim de semana, a 2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora. Neste evento, se reúnem ativistas dos movimentos sociais, sindicalistas, profissionais da área jurídica e o público em geral. Um evento aberto para que a população possa entender alguns dos principais problemas da atualidade, observando principalmente do prisma jurídico como isso afeta a classe trabalhadora de conjunto. Os “Desafios do Direito do Trabalho”, a “Criminalização dos movimentos sociais e o Estado Democrático de Direito” e os “Enfrentamentos da Reforma da Previdência” serão temas debatidos por juristas, advogados, sindicalistas, entidades, parlamentares, movimentos sociais e sociedade, nos próximos dias 17 e 18 de maio.
“Desafios do Direito do Trabalho” – O evento realizado com a união de Sindicatos dos mais diversos setores contará na abertura (17), às 19h, com a presença do Professor da USP e Desembargador TRT-15, Jorge Souto Maior – da Procuradora do MPT-SP, Adriane Reis e do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto.
“Criminalização dos movimentos sociais e o Estado Democrático de Direito” – No segundo dia, a partir das 8h, a advogada Érica Meireles representando a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e o conselheiro da OAB-RJ – Aderson Bussinger abrem as atividades com o tema que afeta a liberdade de expressão, a democracia e organização dos movimentos sociais.
Reforma da Previdência – Na parte da tarde, a partir das 14h, para discutir as mudanças na legislação e os ataques propostos pelo governo Bolsonaro que quer retirar direitos e acabar com a aposentadoria, a advogada Thais Riedel e os deputados federais Ivan Valente PSOL-SP e Alencar Santana PT-SP.
A 2a. Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas (Praça Carlos Maldonado Campoy, 21 – Centro). As inscrições podem ser feitas pelo site bit.ly/jjuridica.
A Jornada
A 1ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba foi realizada em 2018, nos dias 4 e 5 de maio e discutiu temas diversos que afetam a mediação jurídica da relação capital – trabalho, em especial a Reforma Trabalhista. Tendo a primeira edição sido promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de São José dos Campos e Região.
Infelizmente a situação dos trabalhadores e suas entidades representativas não melhoraram, por isso a realização da 2ª Jornada se faz urgente e necessária. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo movimento sindical será realizada a 2ª Jornada. Neste ano se conseguiu reunir dezenas de sindicatos, de diversas centrais sindicais. Superando muitas diferenças existentes no movimento, em busca de uma unidade da classe trabalhadora. A unificação dos trabalhadores neste momento é necessária, para conseguir enfrentar duros ataques, que colocam em risco as aposentadorias, os sindicatos, e até mesmo o Estado Democrático de Direito.
Serviço
2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba
Quando: 17 de maio, às 19h e 18 de maio, das 8h às 17h.
Onde: Sindicato Trabalhadores nas Indústrias Química (Sindiquímicos), Praça Carlos Maldonado Campoy, 21 – Centro – São José dos Campos, SP
Inscrições: pelo site bit.ly/jjuridica
Mais informações: pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone/whatsapp: (12) 98840-4184 e no https://www.facebook.com/jornadajuridicadaclassetrabalhadoradovale/
Comentários