2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale

Da Redação, de São José dos Campos, SP

 

Em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba em São Paulo, se realizará, neste fim de semana, a 2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora. Neste evento, se reúnem ativistas dos movimentos sociais, sindicalistas, profissionais da área jurídica e o público em geral. Um evento aberto para que a população possa entender alguns dos principais problemas da atualidade, observando principalmente do prisma jurídico como isso afeta a classe trabalhadora de conjunto. Os “Desafios do Direito do Trabalho”, a “Criminalização dos movimentos sociais e o Estado Democrático de Direito” e os “Enfrentamentos da Reforma da Previdência” serão temas debatidos por juristas, advogados, sindicalistas, entidades, parlamentares, movimentos sociais e sociedade, nos próximos dias 17 e 18 de maio.

Desafios do Direito do Trabalho” – O evento realizado com a união de Sindicatos dos mais diversos setores contará na abertura (17), às 19h, com a presença do Professor da USP e Desembargador TRT-15, Jorge Souto Maior – da Procuradora do MPT-SP, Adriane Reis e do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto.

Criminalização dos movimentos sociais e o Estado Democrático de Direito” – No segundo dia, a partir das 8h, a advogada Érica Meireles representando a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e o conselheiro da OAB-RJ – Aderson Bussinger abrem as atividades com o tema que afeta a liberdade de expressão, a democracia e organização dos movimentos sociais.

Reforma da Previdência – Na parte da tarde, a partir das 14h, para discutir as mudanças na legislação e os ataques propostos pelo governo Bolsonaro que quer retirar direitos e acabar com a aposentadoria, a advogada Thais Riedel e os deputados federais Ivan Valente PSOL-SP e Alencar Santana PT-SP.

A 2a. Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas (Praça Carlos Maldonado Campoy, 21 – Centro). As inscrições podem ser feitas pelo site bit.ly/jjuridica.

A Jornada

A 1ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba foi realizada em 2018, nos dias 4 e 5 de maio e discutiu temas diversos que afetam a mediação jurídica da relação capital – trabalho, em especial a Reforma Trabalhista. Tendo a primeira edição sido promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de São José dos Campos e Região.

Infelizmente a situação dos trabalhadores e suas entidades representativas não melhoraram, por isso a realização da 2ª Jornada se faz urgente e necessária. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo movimento sindical será realizada a 2ª Jornada. Neste ano se conseguiu reunir dezenas de sindicatos, de diversas centrais sindicais. Superando muitas diferenças existentes no movimento, em busca de uma unidade da classe trabalhadora. A unificação dos trabalhadores neste momento é necessária, para conseguir enfrentar duros ataques, que colocam em risco as aposentadorias, os sindicatos, e até mesmo o Estado Democrático de Direito.

Serviço

2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba

Quando: 17 de maio, às 19h e 18 de maio, das 8h às 17h.

Onde: Sindicato Trabalhadores nas Indústrias Química (Sindiquímicos), Praça Carlos Maldonado Campoy, 21 – Centro – São José dos Campos, SP

Inscrições: pelo site bit.ly/jjuridica

Mais informações: pelo e-mail:  [email protected] e pelo telefone/whatsapp: (12) 98840-4184 e no https://www.facebook.com/jornadajuridicadaclassetrabalhadoradovale/