Pular para o conteúdo

Eleições 2016: PT pode perder todas as prefeituras no ABC Paulista

Por: Gleice Barros, do ABC Paulista, SP

Por ter sido a região em que o PT foi gestado e onde construiu a sua base mais forte entre os trabalhadores desde a década de 1980, é fácil imaginar que a base de apoio existente aqui é muito maior do que no resto do país, mesmo num cenário de desgaste e ruptura nacional tão grandes. Isso em parte é verdade. Mas, também é verdade que o ABC Paulista não é um bolha e, portanto, a fórmula que o Partido dos Trabalhadores usou de conciliação entre patrões, banqueiros e grandes multinacionais para conseguir governar, mais os escândalos de corrupção, também cobraram um preço nas setes cidades da região.

O PT, que chegou a governar em quase todas as cidades da região – exceto São Caetano -, vem perdendo prefeituras, chegando a 2012 com apenas três delas, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. No pleito do último domingo (01), a situação não melhorou para os petistas. De todas as sete cidades, chegou em segundo lugar em apenas três. E vai para o segundo turno em apenas duas delas, Santo André e Mauá. Em todas as outras, perdeu com uma diferença significativa para o candidato eleito.

Com esse espaço aberto, a direita tradicional vai disputar o segundo turno em Diadema e São Bernardo; ganhou em primeiro turno em São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além da aparente vantagem em Santo André e Mauá.

O espaço aberto para setores minoritários à esquerda do PT também avançou. Nas cidades em que o PSOL disputou prefeitura, houve crescimento nos votos em Santo André, 3,33% dos votos válidos contra 1,20% em 2012 e em São Bernardo, com 1,86% dos votos válidos contra 0,91% em 2012. O PSTU por sua vez teve uma redução no número de votos, tendência que ocorreu nacionalmente.

Na Câmara dos Deputados, o PSDB passou a ser maioria em São Bernardo, São Caetano e Rio Grande da Serra, sendo que em outras três foram partidos também de direita tradicional. Somente em Santo André, a maioria continua sendo do PT.

SBC PSDB (19,35%)
Sto André PT (13,42%)
SCS PSDB (16,19%)
R. G Serra PSDB (13,62%)
Diadema PV (16,68%)
R. Pires PSB (12,20%)
Maua PRP (13,10%)

Como São Bernardo, Santo André e Mauá ainda vão para o segundo turno, a possibilidade é que os partidos de direita governem em todas as sete cidades. Historicamente, há pelo menos 30 anos isso não acontece na região em que o PT ganhou a primeira prefeitura do país, em 1983.

Ex-presidente Lula durante votação no primeiro turno das eleições municipais 2016, em São Bernardo do Campo (Crédito: Stuckert Filho / Instituto Lula)