Participe do Encontro Nacional Lula Livre!


Publicado em: 11 de março de 2019

Brasil

Por Vinícius Zaparoli, de São Paulo, SP

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Por Vinícius Zaparoli, de São Paulo, SP

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

No próximo sábado, 16, acontecerá o Encontro Nacional Lula Livre, no auditório do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé, São Paulo/SP). O evento, uma iniciativa do Comitê Nacional Lula Livre, irá reunir delegações de PT, PCdoB, PSOL, MST, MTST e de muitos outros movimentos sociais, além de ativistas independentes comprometidos com a luta pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula é um preso político

A condenação de Lula foi um capítulo fundamental do golpe jurídico-parlamentar que levou ao impeachment de Dilma Rousseff e que abriu caminho para a vitória eleitoral de Bolsonaro.

A operação Lava Jato, que teve papel decisivo nesse processo, foi o caminho encontrado por parte das elites brasileiras para criminalizar a direção do PT e inviabilizar a candidatura de Lula à Presidência da República.

Para isso, o Judiciário se utilizou de inúmeros artifícios que romperam com a legalidade jurídica e institucional do país, como a condenação sem provas materiais – baseada apenas nas delações premiadas –, os vazamentos de áudios, a publicação na grande imprensa de depoimentos e a condução coercitiva.

A nomeação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro confirmou a natureza política da prisão de Lula e acabou com qualquer aparência de imparcialidade da operação Lava Jato.

Vem aí a jornada de lutas pelo Lula Livre

O encontro também vai impulsionar a formação de comitês locais da campanha Lula Livre e organizar um calendário de mobilização entre os dias 07 e 10 de abril.

Nesse período, no qual completa-se um ano da prisão de Lula, é provável que o STF julgue a constitucionalidade da prisão a partir da condenação em 2ª instância. Portanto, será um momento privilegiado para ocuparmos as ruas com manifestações e atos políticos para dialogar com a população e pressionar as autoridades públicas.

A luta pela liberdade de Lula é parte fundamental da defesa das liberdades democráticas, que estão ameaçadas em nosso país. A defesa dos direitos democráticos de Lula não significa a defesa política do projeto de conciliação de classes de Lula e da direção do PT. Todos devemos lutar pela sua liberdade. Por isso, participe do Encontro Nacional Lula Livre e apoie essa campanha.

 


Confira a programação do encontro:

9h – Conjuntura política, jurídica e internacional da campanha LULA LIVRE, com João Pedro Stédile (MST), Celso Amorim (Ex-Ministro das Relações Exteriores e coordenador do Comitê Internacional Lula Livre) e Valeska Teixeira (advogada do ex-presidente Lula);

11h – Desafios para a construção da campanha: organização, mobilização, comunicação e cultura, com membros da comissão executiva nacional da campanha;

14h – Grupos de trabalho sobre as iniciativas para a organização da campanha;

17h – Encerramento, com saudações de Fernando Haddad, Manuela D’Avilla e Guilherme Boulos.

LOCAL Sindicato dos Metroviários (Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé, S. Paulo, SP)
ALMOÇO: Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 que dará direito a um almoço coletivo, servido nas instalações do sindicato para todas participantes. Assim será possível garantir a programação e o cumprimento dos horários. 
Logo após o encontro, a partir das 19h, haverá a FESTA LULA LIVRE.

Faça a sua pré-inscrição no encontro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1Wo5IIR7-SN0u6Y8DBibRK-quQSviZILCCmOiDAhHz3U

 

LEIA MAIS

A nova condenação de Lula e o desafio de fortalecer a campanha pela sua libertação


Compartilhe:

Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição