Pular para o conteúdo
BRASIL

O PSOL participará dos atos de protestos de 1 ano da prisão de Lula

Executiva Nacional do PSOL
  1. No dia 7 de abril completa-se 1 ano da prisão política de Lula. Estão previstas manifestações em todo o Brasil organizadas pela campanha Lula Livre. O PSOL participará das mobilizações e orienta seus diretórios regionais e filiados a se somarem aos protestos que são parte importante da luta em defesa das liberdades democráticas ameaçadas pelo governo Bolsonaro.
  2. O PSOL foi oposição de esquerda aos governos de Lula e Dilma durante treze anos por divergir da natureza do projeto lulista. No entanto, essa localização não furtou o partido da responsabilidade de lutar contra o golpe parlamentar que derrubou Dilma Roussef e defender os direitos democráticos de Lula.
  3. O PSOL considera a condenação do ex-presidente e o seu consequente impedimento de disputar a presidência da república um capítulo fundamental do golpe jurídico-parlamentar que derrubou o governo de Dilma Rousseff e abriu caminho para a vitória eleitoral de Bolsonaro. Em todos esses episódios a operação Lava Jato comandada por Sérgio Moro e pelos procuradores de Curitiba teve um papel decisivo.
  4. Neste sentido, consideramos que Lula não foi preso por causa do processo do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia (a justiça sequer conseguiu provas materiais de que ele seria o proprietário desses imóveis). Lula também não está preso pelas íntimas e duvidosas relações que estabeleceu com empresários. Lula está preso porque o objetivo principal da Lava Jato era impedir a sua candidatura à presidência da república. Para isso a operação se valeu de delações premiadas, vazamento de áudios para influenciar a opinião pública, prisão depois de condenação em segunda instância, não cumprimento de decisões judiciais que beneficiaram o réu, ou seja, uma série de medidas arbitrárias e anti-democráticas que ferem o devido processo legal e uma série de garantias constitucionais.
  5. Nossas diferenças políticas com Lula e com a direção do Partido dos Trabalhadores não nos impedem de ter uma posição firme em defesa das liberdades democráticas. Por isso, neste 7 de abril uniremos forças com o PT, PCdoB, MST e diversos movimentos sociais para juntos defendermos #LulaLivre.

Executiva Nacional do PSOL
São Paulo, 31 de março de 2019

 

VÍDEO

Reveja o discurso de Valerio Arcary, no ato contra a prisão de Lula, no Circo Voador

Marcado como:
lulalivre / psol