Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Campanha Salarial dos Urbanitários de Goiás termina com avanços econômicos, civis e democráticos

Igor Dias, de Goiânia (GO)
Igor Dias/Travessia GO

Na última terça-feira, 17, as trabalhadoras e trabalhadores da SANEAGO, estatal de saneamento em Goiás, aprovaram a contraproposta apresentada pela direção da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho dos próximos 2 anos. Foi uma campanha salarial com muita mobilização e que garantiu avanços que devem servir de inspiração para toda classe trabalhadora brasileira, é hora de ir à luta contra o sucateamento da empresa e os projetos de privatização e terceirização do Governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB).

A validade do último Acordo Coletivo de Trabalho da SANEAGO acabou em 31 de maio de 2023, entretanto, houve uma demora da direção da empresa em abrir um canal de negociações mesmo com o envio da pauta de reivindicações da categoria com intersecção entre pautas econômicas e direitos civis e democráticos, construída em diversas assembleias regionais em todo o estado convocadas pela direção do STIUEG, Sindicato dos Urbanitários do Estado de Goiás. Os urbanitários do Coletivo Sindical e Popular Travessia participaram ativamente da campanha salarial, mobilizando, ajudando na agitação da categoria com sua bateria junto à direção do sindicato.

 

As negociações só se iniciaram após uma grande manifestação que reivindicou a queda de um diretor da empresa indicado pelo Governador Ronaldo Caiado (UB), que agia como um verdadeiro capataz dentro da estatal, com práticas de assédio moral, intransigência nas relações sindicais e desrespeito aos acordos coletivos anteriores. Mesmo com o início das negociações, a categoria realizou assembleias permanentes para conseguir a primeira contraproposta que foi rejeitada em assembleia.

No último dia 17/10 as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram outra contraproposta enviada pela empresa que resultou em avanços históricos. O acordo será valido por dois anos e manteve as conquistas anteriores, tem a reposição da inflação para toda a categoria e uma bonificação de aproximadamente R$ 5.000,00 para 85% dos trabalhadores, a obrigação da empresa em realizar ações de combate ao racismo, sexismo, machismo, etarismo, homofobia, transfobia e xenofobia, a redução da jornada de trabalho para responsáveis por crianças com deficiência dentre outros 28 avanços. O grande avanço comemorado pela categoria é a redução da jornada de trabalho para mães de crianças até 6 anos. Essa conquista terá reflexo para toda sociedade, pois sabemos que infelizmente, devido ao machismo estrutural de nossa sociedade, as mulheres são que responsáveis pelos cuidados com os filhos e assim acabam acumulando múltiplas jornadas, sendo assim, essa conquista busca um equilíbrio dessa questão.

Nessa campanha salarial os trabalhadores demonstraram capacidade de mobilização e luta para alcançar esse acordo. As lutas não podem ser encerradas nesse período, é necessário que toda a categoria fique vigilante quanto aos planos do Governador de Goiás Ronaldo Caiado para a empresa. Caiado aposta em um modelo que já deu errado em quatro cidades goianas onde houve uma Parceria Público Privada – PPP com a subdelegação dos serviços de esgoto para a BRK ambiental, então Odebrecht. Além disso o governador já instaurou processos de terceirização da atividade fim da SANEAGO. Existe a necessidade urgente de contratação de mão-de-obra para impedir os planos da empresa. Por isso a categoria deve continuar mobilizada para resistir as tentativas de privatização, terceirização, e PPPs do Governo e exigir concurso público para acabar com o sucateamento da empresa.

Igor Dias é dirigente sindical do SANEAGO e militante da Travessia, coletivo sindical e popular.

Confira abaixo mais imagens da campanha salarial

Igor Dias/Travessia GO