Pular para o conteúdo
BRASIL

Entregadores por aplicativo fazem ato em Goiânia em dia de greve nacional.

Igor Dias, de Goiânia (GO)
Travessia Coletivo Sindical e Popular

Os trabalhadores entregadores por aplicativo de Goiânia realizaram um grande ato para marcar a greve nacional dos trabalhadores por aplicativo que aconteceu sábado. A manifestação organizada pelo grupo revolucionários dos APPs ajudou a escancarar a situação precária que os trabalhadores enfrentam, houve muita adesão e a ação foi vitoriosa fazendo o ifood começar a atender as reivindicações da categoria.

O ato aconteceu no período da manhã e percorreu as principais avenidas da capital goiana. No percurso os entregadores dialogavam com a população sobre a importância do ato com falas no carro de som. Os trabalhadores denunciaram as péssimas condições de trabalho ao qual são expostos. Quando o entregador sofre um acidente precisa realizar um processo extremamente burocrático para ter acesso ao seguro da plataforma e na maioria dos casos os entregadores ficam sem nenhum suporte. As jornadas de trabalho são gigantescas já que para ganhar em média de 100 reais por dia os entregadores devem ficar online, a disposição do aplicativo, por 10 a 12 horas. Os pontos de apoio em Goiânia não são localizados nas regiões onde existe maior demanda de retirada de pedidos o que inviabiliza o uso.

O ifood não faz reajuste nas taxas baixíssimas há mais de 3 anos e após o anúncio da greve feita pelos entregadores a plataforma anunciou um aumento nas taxas de entregas de 4,5%, que não cobre a inflação do período sem reajuste e um aumento da taxa mínima por rota de 0,50 centavos, passando de R$ 6, para R$ 6,50.

Os entregadores necessitam de total solidariedade nessa luta pois além de estarem fazendo reivindicações justas estão na linha de frente contra empresários que querem nivelar todos os trabalhadores por baixo. Apoiar a causa dos entregadores é fazer com que o valor do trabalho no Brasil seja maior e as condições de trabalho sejam dignas já que o objetivo das grandes corporações é fazer com que todos os trabalhadores tenham esse mesmo ritmo e modelo de trabalho.

O ato acabou no período da manhã, mas a greve continuou durante todo dia com protestos localizados nos principais estabelecimentos de retirada de pedidos na cidade. A mobilização dos trabalhadores deve continuar já que alcançou êxito ao fazer o ifood começar a ceder. Os entregadores mostram o caminho para toda a classe trabalhadora brasileira de que nesse próximo período é necessária muita mobilização para garantir nossa qualidade de vida e nossos direitos.