Pular para o conteúdo
BRASIL

29 anos de impunidade: Rosa e Zé Luiz Sundermann presentes!

O assassinato do casal Sundermann, em São Carlos, interior de São Paulo, há 29 anos, continua sendo o único crime não desvendado na cidade

Antônio Donizetti e Joao Zafalão, de São Paulo

Tratou-se de um assassinato que eliminou brutalmente, em sua casa, no dia 12 de junho de 1994, o casal José Luiz Sundermann e Rosa Hernandes Sundermann, ambos militantes do movimento político e sindical de São Carlos e região.

Até hoje o Estado brasileiro – representado pela polícia e pela Justiça – não apontaram nenhum suspeito(os) pelo crime. Uma impunidade comum aos assassinatos de lutadores sociais no Brasil.

Zé Luís e Rosa eram figuras de imenso reconhecimento nas lutas e organização dos trabalhadores(as) de toda região de São Carlos. Rosa era da direção nacional do PSTU e Zé Luiz, também militante do PSTU e vice-presidente do SINTUFSCar (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Carlos).

A luta de Rosa e Zé Luiz extrapolava os muros da universidade

Em 1993, um ano antes dos assassinatos, ambos foram dirigentes de uma forte greve dos trabalhadores rurais da Usina Ipiranga (Usina de Açúcar e Álcool, localizada no município de Descalvado). Muitos “boias-frias”, que trabalhavam no corte manual da cana-de-açúcar, moravam na periferia de São Carlos e foram até a sede do SINTUFSCar, dentro da UFSCar, pedir apoio a sua greve.

Foram 15 dias de greve que entraram na história da cidade e da região. Foram dezenas de assembleias, passeatas, ocupação de agência bancária para receber a quinzena, e muita repressão. A PM sempre muito truculenta, ameaças veladas e explícitas a Zé Luiz e Rosa. Um PM chegou a dar um tiro contra o piquete em frente à entrada principal da UFSCar. Mas a greve mobilizou um amplo apoio popular, diante das péssimas condições de trabalho a que eram submetidos.

A Greve foi vitoriosa, e a usina ainda teve que pagar multa por sequer fornecer EPIs (equipamento de proteção individual) aos trabalhadores. A greve revelou que em São Carlos, tida como um polo tecnológico com duas Universidades de ponta (USP e UFSCar) convivia com situação análoga a escravidão, com trabalhadores contratados por “gatos”, salários muito baixos, trabalho exaustivo e muitos moravam em casa fornecida pelo “gato” e comprava na caderneta destes mesmos atravessadores.

Na véspera da campanha salarial dos trabalhadores rurais de 1994, Zé Luiz e Rosa foram assassinados. Estes fatos sempre suscitaram a ideia de que foram mortos em condições que deixaram claro se tratar de uma execução ligada às lutas do campo. Apesar das evidências, essa nunca foi uma linha investigativa.

O crime foi denunciado em organismos internacionais como na Corte Internacional da Organização dos Estados Americanos – OEA – e o Brasil chegou a ser condenado, mas apesar disso, 29 anos depois, esse crime continua impune.

Um País que carrega na sua história a marca da impunidade

Casal Sunderman, Marielle Franco, Anderson Gomes, Dom Phillips e Bruno Pereira, Yanomanis e indigenas e inúmeras vítimas de campo e da cidade.

O assassinato do casal Sunderman não é um fato isolado no histórico de execuções de lideranças políticas no país. Sob o governo Bolsonaro, os conflitos no campo resultam em um número cada vez maior nas tentativas de assassinato e de ameaças de morte. Em grande parte, as pessoas assassinadas no ano de 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, eram de lideranças de movimentos dos trabalhadores rurais e indígenas, que lutavam pelo direito ao uso da terra e que realizavam denúncias de grilagem, de extração ilegal de madeira, de invasão de garimpeiros.

O principal foco dos ataques são os territórios tradicionais, seja para a exploração de madeira, minério, expansão agrícola de fazendas, agronegócio ou especulação imobiliária.

Somando-se a isso o país ainda vive a vergonha da não elucidação do assassinato de Marielle Franco e de Anderson Gomes, seu motorista, em março de 2018. Fica muito evidente que a relação do assassinato da vereadora está diretamente ligada aos grupos de milicianos. O principal suspeito, Ronnie Lessa, morava nada mais, nada menos, que no mesmo condomínio que Jair Bolsonaro. Essa coincidência não é mero acaso.

Voltando aos assassinatos no campo, o mundo acompanhou, estarrecido, o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira que foram executados por suas lutas em defesa dos povos originários e contra a exploração ilegal de garimpo e extração de madeira e minérios.

A CPI sobre o MST é uma parte dessa luta para criminalizar os movimentos sociais. Quando não matam diretamente, atacam de forma violenta quem luta.

A CPI sobre o MST é uma parte dessa luta para criminalizar os movimentos sociais. Quando não matam diretamente, atacam de forma violenta quem luta.

 

Basta de assassinatos, de destruição ambiental, grilagem e violência no campo. É preciso pôr fim a essa situação que vivenciamos no país e exigir investigações sérias e punição exemplar para os assassinos e mandantes dos homicídios de todas as lideranças de trabalhadores e dos povos indígenas que seguem sendo massacrados sob a luz da impunidade.

O legado de Zé Luís e Rosa seguem pulsando nos trabalhadores e na juventude! 29 anos se passaram, mas Zé Luís e Rosa jamais serão esquecidos!

Zé Luís e Rosa Sundermann, PRESENTES!

Conheça a história do casal assistindo um vídeo gravado em 2014 que conta um pouco dessa história. 

Antônio Donizetti da Silva, Doni, é militante da Resistência-PSOL São Carlos-SP e dirigente do SINTUFSCar
Joao Zafalão é militante da Resistência-PSOL São Paulo-SP e dirigente da APEOESP