Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Após novas ameaças, vereadora ingressa no programa de proteção de defensores de Direitos Humanos

Larissa Rabelo, Coordenadora de Comunicação do Mandato Iza Lourença (PSOL-Belo Horizonte)
Mandato Iza Lourença

A vereadora de Belo Horizonte Iza Lourença (PSOL) ingressou no Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) após receber mais de oito e-mail de ameaças de morte e estupro corretivo nos últimos três meses. A última ameaça ocorreu nesta quarta-feira (25).

“Fui orientada pelo próprio Ministério de Direitos Humanos a me inscrever no programa depois de informar a gravidade dos conteúdos, inclusive contra a minha filha de 3 anos”, afirma a parlamentar. “O conteúdo das novas ameaças demonstram, em primeiro lugar, que estão me monitorando constantemente e atualizando as informações sobre mim. Em segundo lugar, os covardes reivindicam abertamente os atos golpistas de 8 de janeiro, os últimos ataques nas escolas e até o assassinato de Marielle. Fica nítido que fazem parte de uma rede de ódio fascista”.

Além do PPDDH, a parlamentar e sua filha, de apenas 3 anos, seguem sob escolta da Guarda Municipal. As denúncias foram recebidas pessoalmente pelo Ministro da Justiça Flávio Dino e a Polícia Federal investiga o caso da vereadora e outras parlamentares que também sofreram ameaças.

Sobre o programa

O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) atua no atendimento e acompanhamento dos casos de risco e de ameaça de morte de defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas em todo território nacional, conforme previsto no Decreto nº 9.937/2019 e no Decreto nº 6.044/2007, que estabelece a Política Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PNPDDH).

Em Minas Gerais, o Instituto DH é a entidade responsável pela execução do PPDDH-MG desde 2012. A equipe é composta por profissionais das áreas de assistência social, direito, psicologia e comunicação com intuito de realizar os atendimentos de modo multidisciplinar e interdisciplinar.

Fonte institutodh.org

www.izalourenca.com.br

 

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Iza Lourença (@izalourenca)