No último sábado, 16 de julho, o professor Nelson Júnior, Presidente do PSOL de Campina Grande, lotado no departamento de Psicologia da UEPB, lançou o livro 2020: o Brasil na idade das trevas ( Ed. Appris) durante o 65 CONAD do ANDES, sindicato nacional dos professores, que contou com a presença de mais de 190 professores e professoras de todo Brasil.
O evento, organizado pela Adusb, aconteceu na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), na cidade de Vitória da Conquista.
O livro é uma distopia, onde o autor imagina um Brasil onde as ideias negacionistas do Presidente Bolsonaro prevaleceram em plena Pandemia da Covid-19 o que fortaleceu ainda mais a sua perspectiva golpista. Nesse mundo da ficção as máscaras de proteção deixaram de ser obrigatórias, o isolamento social foi reduzido e o presidente da República goza de imenso prestígio na sociedade, permitindo a ele força total para governar. “A leitura do livro oferece um panorama de um outro Brasil onde predominam a anticiência e o autoritarismo” disse o professor Nelson.
Neste romance os brasileiros sentem de forma ainda mais dramática as dores e consequências da Covid-19. Em um país onde prevalecem as ideias e valores do bolsonarismo toda forma de resistência é severamente reprimida. Além do ex-presidente Lula e de Fernando Haddad, cujos personagens, tem uma ação indireta na história, a figura do líder do MTST e militante do PSOL Guilherme Boulos surge em momentos expressivos dessa ficção.
2020: o Brasil na idade das trevas é uma oportunidade dos leitores perceberem o que poderia ter acontecido com nosso país se o povo brasileiro, mesmo em plena pandemia, não tivesse lutado contra o governo Bolsonaro da melhor forma possível para o momento: nos panelaços convocados pelas frentes de luta, na militância ativa nas redes sociais, nos protestos das torcidas organizadas, nos primeiros atos de rua ainda em plena Pandemia, em junho de 2020, e nos frequentes protestos por auxílio emergencial, comida no prato e vacina no braço. Ademais, ler esse livro também eleva o nosso ânimo e alimenta nossas energias para continuarmos a luta para que essa história não saia da ficção.
O livro está a disposição no site da editora Appris e nas principais livrarias e sites de vendas do país, podendo ser adquirido impresso ou no formato digital.
Comentários