Pular para o conteúdo
BRASIL

Mulheres negras na política: lançamento da pré-candidatura da Bancada Feminista do PSOL neste sábado

Bancada Feminista do PSOL
Reprodução

Neste sábado, dia 09 de julho, a partir das 16 horas, a nave da Mídia Ninja em São Paulo vai receber o lançamento da pré-candidatura coletiva de mulheres negras da Bancada Feminista do PSOL. O evento – que ocorrerá na rua José Bento, número 106, no bairro do Cambuci da capital paulista – vai contar com a presença de Guilherme Boulos, Sonia Guajajara e Ivan Valente, além de atrações artísticas, como o Pagode da Dessa e o Samba de Dandara. 

Depois de conquistar um mandato coletivo na Câmara Municipal de São Paulo em 2020, a Bancada Feminista do PSOL agora está se expandindo através de uma pré-candidatura à deputada estadual. Dessa vez, a coletiva é composta somente por mulheres negras, ativistas de garra e coragem que vão lutar para ocupar a Alesp e, junto com Lula presidente, enfrentar o bolsonarismo e todo tipo de conservadorismo. 

A Bancada Feminista do PSOL é um projeto político pautado pelo feminismo popular, um feminismo da maioria, construído pelas e para as mulheres da classe trabalhadora, aquelas que carregamnas costas o peso da produção e da reprodução social, que são as mais exploradas pelas elites e as vulnerabilizadas e invisibilizadas pelas instituições do Estado. É um feminismo baseado no ecossocialismo, na busca por uma sociedade na qual o equilíbrio ecológico e a justiça social se econtrem – um feminismo que visa libertar não só as mulheres, mas toda a humanidade.

Esse feminismo não pode ser representado por uma única pessoa, um único indivíduo, porque as mulheres são muitas e diversas. Por isso, a pré-candidatura é coletiva, formada por lideranças do movimento negro, do movimento LGBTQIAP+, do movimento sindical, entre outros. A força da Bancada Feminista do PSOL está na junção de uma grande unidade política com uma diversidade de corpos, trajetórias, experiências, gerações e pautas. 

Por fim, a pré-candidatura coletiva de mulheres negras acredita que a atuação legislativa precisa estar conectada às múltiplas resistências e à organização do nosso povo. Essa é a concepção que a Bancada Feminista do PSOL defende e pratica, uma intervenção parlamentar a serviço das mobilizações populares por liberdade, justiça e direitos.

Conheça as pré-cocandidatas da Bancada Feminista do PSOL à deputada estadual:

Paula Nunes, ativista do movimento negro, defensora de direitos humanos, advogada criminalista – especialista em políticas antirracistas de segurança pública – e do movimento de juventude Afronte.

Carolina Iara, ativista do movimento LGBTQIAP+, assistente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde, travesti periférica, intersexo, que vive com HIV/aids. 

Simone Nascimento, jornalista, integrante da coordenação nacional do Movimento Negro Unificado e fundadora do coletivo Rua-Juventude Anticapitalista. 

Mariana Souza, educadora, servidora pública e socióloga, bissexual, ativista ecossocialista e vegana anticapitalista. 

Sirlene Maciel, professora do Centro Paula Souza, mestra em Estudos Literários, sindicalista e sambista.