Pular para o conteúdo
BRASIL

Doze filmes e documentários em que as pessoas são mercadorias

Disponíveis na internet e em plataformas, obras mostram a degradação da vida humana através do trabalho escravo e da superexploração no mundo do trabalho

Marcela Soares*, de Niterói, RJ

Ator Christian Malheiros, no filme 7 Prisioneiros (2021)

“A mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. A natureza dessas necessidades – se, por exemplo, elas provêm do estômago ou da imaginação – não altera em nada a questão”
Karl Marx1 

A arte pode ser uma excelente via para nos elevarmos ao gênero humano e refletirmos sobre o caráter mistificador do processo de produção e escoamento das mercadorias. Felizmente, temos um conjunto de obras cinematográficas que podem conduzir a análise a respeito de quantos países, ramos e como as pessoas estão submetidas a opressão-exploração do capital, desde a coleta do produto primário, passando pela industrialização, circulação e sua realização no suprimento de uma necessidade “do estômago ou da imaginação”, digo, histórica e socialmente determinada.

Descortinar e desnaturalizar a condição laboral nas cadeias produtivas de valor no mercado mundial é um caminho para analisarmos como o modo de produção capitalista se estabeleceu e se realiza de forma desigual e combinada, acompanhando particularidades de cada formação econômico-social e de elementos dinâmico-conjunturais do capitalismo. Esclarecer, inclusive, que não é uma anormalidade ou falta de desenvolvimento que em países periférico-dependentes, apresentem, de modo mais evidente, formas híbridas de exploração da força de trabalho, como a escravidão contemporânea. Na verdade, expressam a maneira como o capitalismo se irradia e se realiza distintamente, em sua dinâmica de produção e reprodução, nas diferentes formações sociais. Assim como a opressão-exploração capitalista é diversamente sentida pelas classes trabalhadoras generificadas, racializadas, regionalizadas, em outros termos, de acordo com a sua condição na divisão social do trabalho.

A coisificação e a reificação são determinantes da sociabilidade burguesa, que se expressam na cotidiana degradação da vida humana, legitimadas e encobertas por meio do pensamento social hegemônico instrumental e pragmático, que se combina, frequentemente, com a irrazão para garantir os movimentos perenes de expropriação, exploração de mais-valor e sua realização. Portanto, a prática social demonstra a inviabilidade de uma reforma moral para alcançarmos um capitalismo humano, sustentável e verde, porque a trama do capital em sua sanha ocorre pela violência. Destaco isso, porque a vida real, dramatizada em ficções e historicizada em documentários, geralmente, nos revolta, emociona e traz indagações sobre como devemos enfrentar esses problemas.

Sem mais delongas, apresentamos a seguir uma lista para o final de semana com filmes e documentários sobre o que se esconde por trás das mercadorias com seres humanos violentamente objetificados.

Filmes

• 7 prisioneiros

Filme dirigido por Alexandre Moratto, com produção de Fernando Meirelles e Ramin Bahrani, e protagonizado pelos atores Christian Malheiros (Mateus) e Rodrigo Santoro (Luca). O longa-metragem venceu os prêmios Sorriso Diverso Venezia de melhor filme estrangeiro e recebeu menção honrosa da Fundação Fai Persona Lavoro Ambiente, na seção Horizontes Extra, do Festival de Veneza. Após seis dias de sua estreia na plataforma Netflix, “7 prisioneiros” era o segundo filme em língua não inglesa mais visto no mundo. Geralmente, quando assistimos a um filme, esperamos por um final regozijante com um “herói” ou uma “heroína” vitorioso/a diante do “mal”. O filme vai na contramão desse falso dualismo e busca dar visibilidade a uma realidade muito mais comum do que imaginamos, que é o tráfico de pessoas, o contrabando de migrantes e as formas contemporâneas de escravização no Brasil.

(2021, Brasil, Alexandre Moratto, 90 min.)

Disponível em: Netflix  Trailer 

• O Patrão: Radiografia de um Crime

A ficção, baseada em fatos reais, ganhou três prêmios da Academia Argentina, sendo um deles de melhor ator para Joaquín Furriel, que interpretou Hermógenes, homem analfabeto, que junto a sua esposa Nora (Andrea Garrote), migrou para a capital Buenos Aires em busca de trabalho. Os dois passam a viver, em condições deploráveis, nas dependências de um dos açougues do patrão, por causa disso não recebe salário fixo e sua companheira trabalha como doméstica na casa do chefe. O drama apresenta como a face embrutecedora do trabalho pode provocar a brutalidade e a reação violenta dos subalternizados/as.

(2015, Argentina, Sebastián Schindel, 99 min.)

Disponível em: Netflix  Trailer

• Estômago

Raimundo Nonato, interpretado de forma irretocável pelo ator João Miguel, emigra do Nordeste para conseguir uma vida melhor. O drama, inspirado no conto “Presos pelo estômago” do Livro “Pólvora, Gorgonzola e Alecrim”, de Lusa Silvestre, tem muitos momentos de comédia e é uma crítica nada palatável das relações sociais burguesas em suas opressões regionais e patriarcais. O foco não são as condições precárias de trabalho, a que Raimundo se submete como faxineiro num bar, mas toda a sua ascensão como um  chef de cozinha e sua derrocada.

O longa-metragem, que reverbera profícuos debates sobre privilégios e a coisificação humana, recebeu muitos prêmios como os de Melhor Ator, Roteiro Adaptado e Revelação no prêmio Guarani de Cinema Brasileiro; Melhor Filme e Ator no Festival de Punta Del Este; Melhor Filme no Festival do Uruguai; Melhor Filme e Ator na Semana Internacional de Cinema de Valladolid, na Espanha; e os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Direção, Ator e Ator Coadjuvante, para Babu Santana, no Festival do Rio.

(2008, Brasil, Marcos Jorge, 112 min.)

Disponível em: Netflix e Claro|Now Trailer

• Vinhas da Ira

Uma adaptação do livro homônimo de John Steinbeck, o clássico longa-metragem estadunidense apresenta o período da grande depressão nos EUA e a necessidade de famílias arrendatárias, despejadas de suas terras, a migrarem para a Califórnia, onde supostamente haveria oportunidades de empregos. No entanto, se veem em condições laborais piores daquelas que foram forçadas a abandonar e sofrem a violência de capatazes e policiais corrompidos, quando tentam se organizar e reivindicar por justiça. O filme ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Jane Darwell e de melhor diretor para John Ford e concorreu a outros prêmios da Academia, os de melhor filme, roteiro e ator principal (Henry Fonda).

(1940, EUA, John Ford, 129 min.)

Disponível em: Youtube (Dublado)

• Pureza

A ficção “Pureza”, dirigida por Renato Barbieri e atuação comovente e primorosa da atriz Dira Paes, é uma obra cinematográfica inspirada em fatos reais. O longa-metragem, vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, salienta elementos da terrível situação de grande parte das classes trabalhadoras rurais brasileiras, além do avanço do combate a escravidão contemporânea, graças à força e ao empenho de Dona Pureza na saga em encontrar e resgatar seu filho Abel (Matheus Abreu). A maranhense Pureza Lopes Loyola, desde 1997, é reconhecida mundialmente como uma das principais abolicionistas.

(2022, Brasil, Renato Barbieri, 101 min.)

Em exibição em cinemas de todo o Brasil. Trailer
> Leia ‘Pureza e o drama da escravidão contemporânea no Brasil’, de Marcela Soares


Documentários

• Nas terras do Bem-Virá

Este documentário, dirigido por Alexandre Rampazzo, ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, retrata os conflitos agrários e as formas contemporâneas de escravização fomentada, principalmente no período da ditadura empresarial-militar, pelos processos de expropriação dos meios de vida dos/as trabalhadores/as rurais que migram em busca de terra e trabalho.

(2007, Brasil, Alexandre Rampazzo, 110 min.).

Disponível em: Youtube

• Escravidão no século XXI

Em cinco episódios, com a direção geral de Bruno Barreto, inspirado pela leitura do livro “Pisando fora da própria sombra: A Escravidão por Dívida no Brasil Contemporâneo” do padre e professor da UFRJ, Ricardo Rezende. Os episódios tem duração média de uma hora e apresentam a dinâmica da escravidão e as suas diferentes formas contemporâneas no Brasil, desde os tradicionais latifúndios até a indústria da moda.

(2018, Brasil, Bruno Barreto, 5 episódios)

Disponível em: HBO  Vídeo bastidores

• Supermarket slave trail

Pensar no barateamento das mercadorias faz com que reflitamos sobre os custos de produção. Este mini-documentário produzido pelo tradicional The Guardian revela o que está por trás da venda do camarão, que ficou mais barato nas redes de supermercados.

(2014, Reino Unido, The Guardian, 19 min.)

Disponível em: Youtube

• Slavery: A 21st Century Evil

(2011, Al Jazeera,7 episódios)

Produzido pela agência de notícias Al Jazeera, o documentário está dividido em sete episódios e apresenta a escravidão sexual, o trabalho infantil, o trabalho escravizado nas carvoarias brasileiras. Os episódios demonstram a diversidade das cadeias produtivas, em âmbito mundial, e a utilização da força de trabalho sob as piores condições.

Disponível em: Youtube

• True cost

A cadeia produtiva da moda, que se utiliza da precarização e da remuneração por peça, condiciona uma maioria feminina a condições laborais degradantes em todo o mundo. A indústria da moda tem revelado que é uma das que mais escraviza.

(2015, França, Andrew Morgan, 92 min.)

Disponível em: Youtube | Trailer

O lado escuro do chocolate

A indústria do chocolate promove a construção de diversas subjetividades, em apelos infantis no período da Páscoa e a produção de prazer e saciedade para a ansiedade. No entanto, é uma mercadoria que esconde a brutalidade do roubo de infâncias das crianças africanas na colheita do cacau.

(2010, Dinamarca, Miki Mistrati, 45 min.)

Disponível em: Youtube

*Professora da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF. Pesquisadora das relações de trabalho no Brasil e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa trabalho e Direitos Humanos do NUTSS. Militante da Resistência/PSOL.

 

Notas

 1  Marx, Karl. O Capital. Crítica da economia política, livro 1, 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 113.