Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Fechamento da Caoa Chery pode levar a 480 demissões. Negociações ocorrem nesta terça

Empresa em Jacareí (SP) anunciou que pretende fechar a unidade e demitir os funcionários.

da redação, com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP)
Roosevelt Cassio / SindmetalSJC

Na quinta-feira, 5, a direção da empresa Caoa Chery informou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região que pretende fechar a unidade em Jacareí, demitindo todos os 370 metalúrgicos da linha de produção e metade do setor administrativo. Segundo o sindicato, a empresa alega que pretende modernizar a planta, adaptando-a para produzir carros elétricos, apenas a partir de 2025.

A notícia provocou indignação entre os trabalhadores, que podem ficar com suas famílias no olho da rua. Em assembleia, no dia seguinte, aprovaram realizar campanha contra o fechamento da fábrica e pela manutenção dos postos de trabalho e saíram em passeata, pelas ruas da cidade.

Os trabalhadores aguardam o desfecho da negociação entre o sindicato e a direção da empresa, marcada nesta terça-feira, 10. O sindicato está propondo o pagamento do mês de maio, como licença-remunerada, licença não-remunerada (lay-off) entre junho e outubro, seguida de três meses de estabilidade. Os trabalhadores da linha de produção já estão em licença remunerada desde março. “O fechamento é um absurdo. Vamos à luta, mobilizando os trabalhadores, em defesa dos empregos, em defesa da planta de Jacareí”, afirma Guirá, trabalhador da Caoa Chery e diretor do sindicato. 

As demissões podem ocorrer em um dos momentos mais críticos da economia, com inflação acima de dois dígitos, provocadas pela alta dos combustíveis e dos alimentos, e manutenção do patamar alto de desemprego, de 11,1%. “Bolsonaro disse que os trabalhadores teriam de escolher entre emprego e direitos. Hoje os operários não têm nenhum dos dois e ainda vivem em um cenário catastrófico com inflação disparada e preço dos alimentos muito alto”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

A empresa se instalou no Brasil em 2014 recebendo isenções de impostos, inicialmente com capital 100% chinês. Em 2017, vendeu metade da operação para um sócio brasileiro, dando origem à Caoa Chery. Em 2021, a Caoa Chery bateu recorde de vendas, com 39.746 emplacamentos ao longo do ano, em um crescimento de 97% na comparação com 2020.