Nesta semana, as temperaturas subiram rapidamente no Rio Grande do Sul, impactando, prioritariamente, a vida nas periferias de Porto Alegre, uma vez que já são registrados pontos de desabastecimento de água desde a semana passada.
Desde o dia 11 até 16 de janeiro está em vigência o alerta emitido pela Defesa Civil referente a onda de calor no estado. Contudo, o alerta não apresenta nenhum protocolo de atuação integrada e nem como a população mais vulnerável por outros fatores econômicos, geracionais, de saúde e sociais pode concretizar as orientações expressas no alerta de proteção do sol e do calor, o acesso permanente e suficiente à água e o abrigo em local seguro.
Tendo esse cenário preocupante, o vereador Matheus Gomes (PSOL) protocolou nesta quarta-feira, 12, um pedido de providência à Prefeitura sobre a elaboração e divulgação de um Plano de Contingência Municipal. Os objetivos do pedido são reduzir os efeitos negativos do calor intenso na saúde da população, disseminar informações para a população sobre a adoção de medidas de prevenção e de redução do risco para a saúde e estabelecer estratégias de vigilância.
ONDA DE CALOR HISTÓRICA NO RIO GRANDE DO SUL ??
Nessa semana, de acordo com previsões meteorológicas, teremos temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina. É um cenário preocupante e apresento motivos para ficarmos atentos!
Segue o fio ?
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) January 12, 2022
Para Gomes, “é de extrema importância que a Prefeitura leve adiante esse pedido e se mobilize para garantir estruturas mínimas para mitigação das consequências desse calor intenso, como: caminhões pipa para o acesso à água, abrigo para a população em situação de tua, e torneiras públicas para todos os cidadãos e trabalhadores expostos ao calor e insolação”.
Comentários