Pular para o conteúdo
BRASIL

Vereador Matheus Gomes cobra plano de contingência diante da onda de calor no RS

Reprodução / Instagram

Nesta semana, as temperaturas subiram rapidamente no Rio Grande do Sul, impactando, prioritariamente, a vida nas periferias de Porto Alegre, uma vez que já são registrados pontos de desabastecimento de água desde a semana passada.

Desde o dia 11 até 16 de janeiro está em vigência o alerta emitido pela Defesa Civil referente a onda de calor no estado. Contudo, o alerta não apresenta nenhum protocolo de atuação integrada e nem como a população mais vulnerável por outros fatores econômicos, geracionais, de saúde e sociais pode concretizar as orientações expressas no alerta de proteção do sol e do calor, o acesso permanente e suficiente à água e o abrigo em local seguro.

Tendo esse cenário preocupante, o vereador Matheus Gomes (PSOL) protocolou nesta quarta-feira, 12, um pedido de providência à Prefeitura sobre a elaboração e divulgação de um Plano de Contingência Municipal. Os objetivos do pedido são reduzir os efeitos negativos do calor intenso na saúde da população, disseminar informações para a população sobre a adoção de medidas de prevenção e de redução do risco para a saúde e estabelecer estratégias de vigilância.

Para Gomes, “é de extrema importância que a Prefeitura leve adiante esse pedido e se mobilize para garantir estruturas mínimas para mitigação das consequências desse calor intenso, como: caminhões pipa para o acesso à água, abrigo para a população em situação de tua, e torneiras públicas para todos os cidadãos e trabalhadores expostos ao calor e insolação”.