Na manhã desta sexta-feira, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, foi preso preventivamente, por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que também determinou apreensão de computadores e armas e bloqueio de contas em redes sociais. Jefferson foi preso e está em uma cela individual em Bangu 8, no Rio de Janeiro.
A decisão – que ocorre poucos dias após o ministro Moraes ter incluído Bolsonaro no inquérito das fake news – é uma resposta a uma série de ameaças feitas por Jefferson em entrevistas e em suas contas nas redes sociais. Segundo a decisão, o presidente do PTB “incitou, por mais de uma vez, a prática de crimes (invasão ao Senado Federal, agressão a agentes públicos e/ou políticos etc), ofendeu a dignidade e o decoro de Ministros do STF, Senadores integrantes da CPI da COVID-19 e outras autoridades públicas”. O texto também acusa Jefferson de “atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização e de ódio”, em práticas de injúria, calúnia e difamação, incitação e apologia ao crime, entre outros, de forma reiterada.
Veja a seguir as principais frases citadas na decisão de Alexandre de Moraes que baseia a prisão de Roberto Jefferson, ataques muito semelhantes ao que motivaram a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).
ATAQUES AO SUPREMO
1. “Narco-ministro… Hoje já há várias suspeitas no Brasil… Ministro que entra um chefe do PCC preso e em uma semana solta. O cara toma um avião em Londrina e vai para o Paraguai! O relator deste processo do fim do mundo é suspeito de ser, em São Paulo, advogado do PCC!”
2. “Organização Criminosa é o Supremo. ORCRIM. Uma organização de crime contra a Constituição, contra a dignidade humana.”
3. “(…) a gente vive essa ameaça à ordem institucional pela corrupção, tanto do Supremo, que é corrupto, tanto do Senado, que é corrupto”
4. “(…) aposenta dez ministros do Supremo, menos o Kassio, (…). Mas pega aqueles dez satanazes… as duas bruxas e os oito satanazes, você aposenta, manda pra casa.”
5. “Tirando esses caras de lá já é uma limpeza; já é uma patrolada. (…) aquelas duas bruxas e aqueles nove urubus que tem lá. Nove não, oito. (…) Duas bruxas e oito urubus…”
DEFESA DE UM GOLPE
6. Como Chefe de Estado ele tá acima. Ele é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. E o poder começa no cano do fuzil. O poder se garante no cano do fuzil. (…) Por onde começa o poder? Pelo cano do fuzil. Quem garante o poder? O cano do fuzil.
7. Então eu penso que tá na hora de uma intervenção mesmo. O Presidente tem que pedir, com base no artigo 142, para que nós possamos dar uma limpada no SUPREMO e dar uma mudada nessa Constituição
HOMOFOBIA
8. O prefeito também é suspeito, é suspeito. É um negócio. É uma ditadura gay em São Paulo. É uma coisa, assim, assombrosa. É governador, é vice…”
9. O que que sai de universidade pública hoje? Gayzismo, droga e comunismo. O que que o cara vai aprender em universidade pública estadual, federal. Gayzismo – todo mundo dá tiro pra frente e pra trás; droga – usar maconha e cheirar cocaína – e comunismo.
VIOLÊNCIA CONTRA SENADORES
10. “Eu penso que nós temos que agir agora. Concentrar as pressões populares contra o Senado e, se preciso, invadir o Senado e colocar para fora da CPI a pescoção.”
11. “Nós, o povo, fazermos uma pressão no dia da CPI, invadirmos aquele troço e colocar pra fora a pescoção os senadores que compõem a comissão de inquérito. Começando pelo Renan… pescoção no pé da orelha dele. (…)
E jogar todo mundo dentro daquele lago em frente ao Congresso Nacional.”
AMEAÇA ÀS ELEIÇÕES 2022
12. “E o Lula não pode ser…o criminoso não pode ser candidato. Se for, não pode ganhar. E se ganhar na fraude como vocês querem fazer nós não vamos deixar tomar posse, tá bom meu irmão?”
13. “Essa luta é espiritual. (…) É o mal contra o bem. Porque você repare… quem é que tá com o Lula? LGBT, drogado, traficante, assaltante de banco. Esse é o povo do Lula.”
RACISMO E ATAQUE AO EMBAIXADOR DA CHINA
14. “Eu não me ajoelho a esse macaco chinês. Só por cima do meu cadáver.”
15. “Não. Eu quero pedir desculpa aos macacos pela comparação.”
Comentários