Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Saiba como foi o ato do 19J em Campinas

Lucas Marques, de Campinas, SP
Rafael Smaira

Ato em Campinas

O 19J em Campinas foi uma das maiores manifestações na cidade nos últimos anos. Segundo o jornal Correio Popular, a passeata teve 15 mil manifestantes. Construído em unidade a partir do fórum da campanha nacional Fora Bolsonaro na cidade, o ato expressou a força da esquerda campineira e contou com amplo apoio da população nas ruas, que demonstram insatisfação com o governo Bolsonaro no combate à pandemia, a alta geral dos preços e a perda de poder aquisitivo.

rafael smaria2.jpg

Foto: Rafael Smaria

Logo na concentração, às 10h, no Largo do Rosário, era possível ver a participação de ativistas que compunham a brigada de saúde distribuindo máscaras PFF2. As colunas das diferentes organizações presentes e ativistas independentes também levaram frascos de álcool em gel que eram distribuídos para todes que não levaram.

As principais reivindicações levantadas foram a ampliação e aceleração do processo de vacinação, o aumento do valor do auxílio emergencial e a derrubada imediata do governo Bolsonaro, para fazer parar o genocídio que já levou a 500 mil mortes por covid-19 no Brasil.

Junho: mês do orgulho LGBTQIA+

IMG_4047-2.jpg

Foto: André Azem

Durante o governo Bolsonaro assistimos ao desmonte de políticas de saúde determinantes para a população LGBTQIA+, o desmonte dos serviços de prevenção e tratamento de HIV/AIDS (com consequente aumento de infecções entre jovens gays e bissexuais), a adoção de uma política pública velada (ou não tão velada assim) de abstinência sexual, além de uma “legalização” ideológica da LGBTQIAfobia promovida pelo próprio governo, diante da qual pudemos verificar um aumento vertiginoso da violência. O Censo de 2020, que deve ser o primeiro a registrar dados sobre as pessoas LGBTI no país, teve seu financiamento ameaçado pelo governo, mas felizmente isso foi revertido após decisão judicial.

VÍDEO | Fala de Lucas Marques no ato de encerramento

Levando em conta que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e a impossibilidade de que haja uma parada do orgulho este ano, a coordenação do 19J organizou um momento de intervenção política e visual das LGBTQIA+ de Campinas, destacando a importância da resistência LGBTQIA+ na luta contra o bolsonarismo. O momento foi aplaudido com enorme comoção em meio aos sinalizadores coloridos que foram acesos em cima do caminhão de som. O ato teve forte expressão dos setores oprimidos que vem sendo vanguarda cada vez maior em todo o país, como os movimentos negro e antirracista e movimento de LGBTQIA+.

O futuro das manifestações

Não podemos dizer com exatidão os números deste ato, mas é de grande relevância a principal imprensa da cidade estimar quinze mil manifestantes. O crescimento em relação ao 29M é claro e demonstra que há espaço para aproximação com as diferentes regiões da cidade, intensificando o trabalho de base em praças e feiras. O futuro das manifestações parece promissor, é preciso seguir a luta com muita unidade, por vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro!

VÍDEO | Veja a transmissão ao vivo do ato em Campinas