Pular para o conteúdo
BRASIL

19J leva 40 mil pessoas em Brasília pelo Fora Bolsonaro

Segundo imprensa, 19J levou 40 mil pessoas em Brasília pelo Fora Bolsonaro.

Ademar Lourenço*, de Brasília
Scarlett Rocha

Com forte presença do movimento indígena, o 19J em Brasília conseguiu repetir o público do ato no dia 29 de maio. Representantes dos povos originários estão acampados na Capital Federal em função de recentes ataques violentos em seus territórios e problemas na demarcação de suas terras. 

“Esta luta não é somente dos povos indígenas, é uma luta pelo futuro da humanidade. Não podemos mais permitir Bolsonaro no comando do país”, disse Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e candidata a vice-presidente da república em 2018 na mesma chapa que Guilherme Boulos. Ela falou do projeto de lei 191 e 2633, que autorizam a invasão de terras indígenas para atividades predatórias, como a mineração. 

O ato foi marcado pela diversidade. Servidores públicos contra a Reforma Administrativa, LGBTs contra o preconceito, trabalhadores dos Correios contra a privatização da empresa e pessoas que perderam familiares em função da Covid-19 protestando contra o descaso do governo com a pandemia. 

O ato contou com a participação de parlamentares de esquerda, como a deputada federal Talíria Petrone (PSOL/DF).

“Esse é o momento de virada de nossa história. Não vamos morrer com a violência nem com a doença. Vamos ocupar as ruas para derrubar Bolsonaro”, falou a parlamentar. 

“Este ato lotado nos dá esperança. Com a unidade entre os movimentos populares, a gente vai construir um novo Brasil. O povo não vai morrer de fome nem de vírus”, disse Karine Rodrigues, enfermeira e militante da Resistência/PSOL e da Coletiva SUS. Ela também lembrou da luta dos enfermeiros em defesa do piso da categoria. “Hoje 18% dos enfermeiros ganham menos de mil reais por mês”, lembrou Karine. 

A manifestação foi pacífica desde seu início, no Museu Nacional, até o final, em frente ao Congresso. Como é um ato da oposição, a polícia não deixou as pessoas descerem para a Praça dos Três Poderes, onde fica o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Quando o ato é a favor do governo, a polícia sempre libera a área. 

*Militante da Resistência/PSOL

Marcado como:
#19J / Fora Bolsonaro