Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

19J: Veja como vai ser a manifestação em São José dos Campos

Manuela Moraes, de São José dos Campos, SP
Danilo Ferrara

Ato no dia 29 de maio, em São José dos Campos

Assim como em todo país, São José dos Campos também prepara um protesto pelo Fora Bolsonaro, neste sábado (19). A manifestação acontece às 9h, na Praça Afonso Pena.

O protesto está sendo convocado por mais de 40 entidades sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda da cidade e deve contar com a participação de centenas de pessoas. Confira abaixo a nota de convocação divulgada pelo Fórum de Lutas, que reúne diversas entidades da cidade.

No último dia 29, mais 700 pessoas participaram dos atos (foto acima). Para o dia 19, os sindicatos reforçaram a convocação nas categorias, com panfletagens em servidores públicos, petroleiros e metalúrgicos, por exemplo. Coletivos como a Resistência Feminista estão fazendo panfletagens de convocação do ato em pontos de grande circulação de pessoas e também preparam uma bateria para ecoar as palavras de ordem contra Bolsonaro. Também estão previstos atos em cidades próximas, como Jacareí.

Todo material de convocação para o ato reforça a necessidade do uso de máscara PFF2, álcool em gel e distanciamento durante o protesto. Veja abaixo a nota de convocação:

Nota do Fórum de Lutas do Vale do Paraíba

COM PREVENÇÃO E SEGURANÇA, DIA 19 VAMOS ÀS RUAS CONTRA BOLSONARO

No momento em que o Brasil está prestes a contabilizar meio milhão de vítimas da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro continua atuando conscientemente em favor da morte e da proliferação do vírus, estimulando as pessoas a não usarem máscaras, defendendo o uso de medicamentos sem comprovação científica e fazendo aglomerações sem atenção a medidas de prevenção à doença.

Por tudo o que faz (e não faz) em relação à pandemia, pela alta da inflação, o desemprego recorde, a informalidade crescente, a fome de nosso povo e às ameaças às liberdades democráticas, somos obrigados a sair às ruas, com todos os cuidados preventivos, para lutar pela queda de Bolsonaro. Esse é o nosso propósito no próximo sábado, dia 19 de junho.

O Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, grupo que reúne sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda, organizará um protesto em São José dos Campos, com concentração na Praça Afonso Pena, às 9 horas da manhã.

Também haverá manifestações em Jacareí (Pátio dos Trilhos, 9h), Taubaté (Bolsão Avenida do Povo, 9h), Lorena (Praça Arnolfo Azevedo, 9h), São Luiz do Paraitinga (Carreata saindo do Bairro do Orris, 15h) e Piracaia (Praça do Rosário, 15h). Moradores de outras cidades têm liberdade para organizar as suas próprias manifestações, nunca se esquecendo do protocolo de segurança, que deve exigir de todos a utilização correta de máscaras (preferencialmente o modelo PFF2, mais eficaz), distanciamento social entre os manifestantes e a higienização das mãos e objetos com álcool 70%. Convidamos a população indignada com essa situação a se somar aos protestos, que ocorrerão em todo o país.

Além de exigir a saída de Bolsonaro da Presidência, vamos reivindicar vacinação para todos imediatamente e a quebra das patentes, para que o imunizante seja distribuído em todo o mundo; auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600; cesta básica para os trabalhadores de baixa renda e desempregados; fim dos despejos durante a pandemia; estabilidade no emprego para os trabalhadores; e o arquivamento da reforma administrativa, que ameaça direitos dos servidores públicos.

Enfim, é hora de nos unirmos para realizarmos grandes manifestações no sábado para tirar do poder quem ameaça nossas liberdades democráticas, direitos e vidas. Não é exagero, portanto, dizer que ir às ruas contra Bolsonaro é questão de vida ou morte.

– Fórum de Lutas do Vale do Paraíba –

Assinam este manifesto:

.: Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas)
.: Afronte Vale do Paraíba
.: Apeoesp São José dos Campos
.: Associação de Favelas de São José dos Campos
.: Associação de Moradores do Banhado
.: Associação LGBTQIA+ de São José dos Campos
.: Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro – Vale do Paraíba
.: Coletivo Feminista Marielle Vive
.: Coletivo Reviravolta na Educação
.: Juventude do PT
.: Luta Popular
.: MML (Movimento Mulheres em Luta)
.: MUITAS
.: MUST (Movimento Urbano Sem Teto)
.: Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista
.: Resistência Feminista
.: Sindicato dos Comerciários de São José dos Campos
.: Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba
.: Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio – SEAAC
.: Sindicato dos Empregados em Hotel de Campos do Jordão
.: Sindicato dos Jornalistas – Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte
.: Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba
.: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
.: Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região
.: Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região
.: Sindicato dos Servidores Municipais de Jacareí
.: Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos
.: Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba
.: Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de São José dos Campos
.: Sindsaúde – Regional São José dos Campos
.: UJS (União da Juventude Socialista)
.: CSP-Conlutas
.: CUT Vale do Paraíba
.: Unidos Pra Lutar

.: PCB
.: PCdoB
.: PSOL
.: PSTU
.: PT
.: UJC